segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dons Espirituais e Profecia - 12/01/2009 a 17/01/2009

Segunda

Permanência dos dons espirituais

Nestes dias, encontramos duas posições entre os cristãos com respeito à duração dos dons espirituais. Alguns crêem que os dons edificantes, como conhecimento, sabedoria, ensino, exortação, fé e misericórdia, são dons permanentes, mas que dons de sinais, como profecia, curas, línguas e milagres deixaram de existir com a morte dos apóstolos. Os defensores dessa posição afirmam: “Os dons de sinais tiveram um propósito sem igual: dar credenciais aos apóstolos, isto é, permitir que as pessoas soubessem que todos esses homens falavam a verdade de Deus. Uma vez que a Palavra de Deus foi escrita, os dons de sinais não mais eram necessários e cessaram.” (John F. MacArthur, Jr., Charismatic Chaos, p. 199). Outros cristãos crêem que todos os dons espirituais estarão presentes na igreja até que o Senhor venha.

2. O que os textos a seguir dizem sobre a permanência dos dons espirituais? 1Co 1:6, 7; 13:9, 10; Ef 4:11-13

De acordo com Paulo, os dons espirituais (charismata), estarão na igreja até que Jesus venha, mas significa isso que todos os dons estarão presentes todo o tempo?

O Pai da Igreja, Irineu (120-195 d.C.), escreveu sobre a presença e operação dos dons espirituais mesmo em seus dias. Assim, de acordo com Irineu, os dons espirituais ainda estavam em evidência no fim do segundo século d.C.

Nos dois séculos seguintes, porém, a igreja sofreu uma séria deterioração espiritual e teológica, e os dons espirituais em geral desapareceram. Durante o tempo da Reforma, começando com John Wycliffe, na Inglaterra, Deus usou os reformadores para restabelecer a verdade abandonada, e eles certamente tiveram os dons do conhecimento, sabedoria e ensino. Nenhum dos principais reformadores, entretanto, afirmou ter o dom profético. Esse dom em parti­cular, de acordo com Apocalipse 12:17, deveria ser manifestado novamente sobre a Igreja no tempo do fim.

Em Efésios 4:12, Paulo diz que aqueles dons espirituais foram dados “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço”. A que tipo de aperfeiçoamento Paulo está se referindo, e como você vê isso acontecer na igreja hoje?

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Às 12 de janeiro de 2009 às 13:14 , Blogger Emanuel Elias disse...

A que tipo de aperfeiçoamento Paulo está se referindo, e como você vê isso acontecer na igreja hoje? Bom eu achei essa pergunta muito boa, mais porem gostaria de ouvir mais comentários, para min o tipo de aperfeiçoamento que Paulo se refere seria a demonstração de nossa completa dependência de Deus, pois quanto mais nos aproximamos dele mais ligado a reconhecedores de nossa incompetência nos tornamos, aceitando que somente com ele nos tornamos mais fortes para enfrentar as lutas durante nosso jornadear. O que você acha?

 
Às 12 de janeiro de 2009 às 15:26 , Blogger Elsaby Antunes disse...

Creio que Paulo se refere ao aperfeiçoamento espiritual.

Desde há muito tempo, na época de Jesus e Paulo, o homem já buscava um aperfeiçoamento de sabedoria, inteligência e força. As palavras do apóstolo Paulo, mostravam com clareza que nós somos um corpo em busca de aprimoramento.

Observe um atleta: seus músculos bem preparados estão prontos a responder aos reflexos quando colocados à prova.
Observe um professor: sempre preparado a responder as perguntas dos alunos.

Como o homem há muito tempo busca o aprimoramento em todas as faculdades, faltou-lhe o aprimoramento espiritual.

Nos dias de hoje

Nós devemos testemunhar a cada instante este aprimoramento espiritual. O poder de Deus se manifestará no tempo do fim em jovens, crianças e velhos através deste aprimoramento espiritual.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial