quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Dom Profético - 08/01/2009 a 10/01/2009

Quinta

Profetas no Novo testamento

O período profético do Antigo Testamento terminou cerca de quatrocentos anos antes do nascimento de Cristo. Durante o período entre esse fim e o nascimento de Cristo, muitos livros judeus foram escritos, mas nenhum foi aceito como inspirado.

5. A vida de Cristo introduziu nova era, em que Deus novamente chamou pessoas como Seus porta-vozes. Quem foram alguns desses profetas? Lc 1:67; Jo 1:6, 7; At 11:27, 28; 13:1; Ap 1:1-3

No grego do Novo Testamento, a palavra apóstolo era usada para pessoas no sentido de embaixador, enviado ou delegado. Por exemplo, Josefo usava essa palavra quando se referia aos embaixadores enviados pelos judeus como representantes em Roma (Antiguidades XVII, p. 11).

No Novo Testamento, apóstolo transmite conceitos de missão e representação. A palavra aparece quando Jesus ordenou e enviou Seus discípulos em uma missão evangelística (Mt 10:2-6). Os apóstolos eram aqueles que tinham autoridade especial do Senhor ressuscitado; eles viram por si mesmos Sua morte e ressurreição, algo que todos os profetas anteriores não haviam visto. Alguns dos apóstolos, como João e Paulo, também foram profetas. De acordo com Efésios 2:20, tanto apóstolos como profetas proveram a interpretação fundamental do que Deus fez em Cristo pela humanidade.

6. Por que João Batista foi o maior de todos os profetas do Antigo Testamento? O que Jesus quis dizer quando afirmou que “o menor no reino dos céus é maior do que ele”? Mt 11:11

João Batista foi o maior profeta no sentido de que foi seu privilégio anunciar a vinda de Cristo, de quem todos os profetas haviam dado testemunho (veja Lc 24:27; Jo 5:39, 46). Como Abraão, todos os profetas do Antigo Testamento esperaram ansiosamente o dia em que o Messias viria (1Pe 1:10, 11), mas João O viu em carne. Consequentemente, em algum sentido, o ofício profético do Antigo Testamento alcançou seu clímax em João. Ao mesmo tempo, João Batista esteve só na porta do reino da graça, olhando para dentro, enquanto o menor seguidor de Jesus pôde olhar de volta e se regozijar no cumprimento de todas as profecias messiânicas em Cristo.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial