segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Inspiração dos Profetas - 26/01/2009 a 31/01/2009

Segunda, 26 de janeiro

Exposição
A profecia e os dons dos profetas


A Inspiração dos profetas2. O que nos dizem os textos seguintes sobre inspiração das Escrituras? Is 2:1, 2; Ez 36:16; 1Co 7:10-12, 39, 40; 1Ts 2:13

Estas são duas das teorias mais importantes sobre a inspiração: (1) Inspiração verbal – a ênfase na inspiração verbal está nas palavras da Bíblia, e não no autor; (2) inspiração do pensamento – a ênfase aqui está nos autores, não nas palavras. Com base nas Escrituras e nos escritos de Ellen White, os adventistas defendem a inspiração do pensamento. “Não são as palavras da Bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. A inspiração não atua nas palavras do homem nem em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é tomado por pensamentos. As palavras, porém, recebem o ­cunho da mente individual” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 21).

A obra profética de Ellen G. White foi mais no sentido de dar instrução e orientação, do que de predição. Contudo, ao longo de seus escritos encontramos predições surpreendentes que já foram ou estão sendo cumpridas. Por exemplo, o capítulo 36 (“O maior perigo para o lar e a vida”) do livro O Grande Conflito contém predições notáveis quanto a eventos que devem acontecer pouco antes do fim do tempo. Esses eventos giram em torno de dois dos grandes enganos de Satanás – a santidade do domingo e a imortalidade da alma.

A seguir temos exemplos de outras predições interessantes que Ellen White fez, e os anos em que foram feitas:

1894 – “O Senhor está removendo da Terra Suas restrições, e logo haverá morte e destruição ... Os que estiverem sem a proteção de Deus não encontrarão segurança em lugar ou situação alguma” (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 50).
1903 – “Está-se formando uma tempestade, prestes a irromper sobre a Terra; e, quando Deus ordenar a Seus anjos que soltem os ventos, haverá uma cena de lutas que não há palavras que poderão descrever” (Educação, p. 180).
1904 – “Logo, grandes angústias surgirão entre as nações. Angústia que não cessará até que Jesus venha” (Review and Herald,11 de fevereiro de 1904).
1909 – “Nas visões da noite foi apresentada diante de mim uma cena impressionante. Vi uma imensa bola de fogo cair no meio de algumas lindas habitações, destruindo-as imediatamente” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 28).

É impossível não ficar impressionado com a solenidade de palavras como essas. Quão bom é saber que “aquele que é o Rei, o Senhor dos Exércitos, senta-Se entre os querubins e, por entre as contendas e tumultos das nações, guarda ainda Seus filhos. ... Quando forem abatidas as fortalezas dos reis, quando as setas da ira penetrarem o coração de Seus inimigos, a salvo se encontrará Seu povo em Suas mãos” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 121).

O propósito do dom de profecia (1Co 12:7; Ef 4:7-14).
O principal propósito dos dons espirituais é tornar possível, através da igreja, a continuação do ministério terrestre de Jesus em todas as terras (At 3:1-10; 5:12-16; 6:8; 8:5-7). Todos os dons estão em perfeito acordo com a declaração de Paulo do triplo propósito dos dons em Ef 4:7-14: (1) para o aperfeiçoamento dos santos; (2) para a obra do ministério; (3) para a instrução do corpo de Cristo.

“Os profetas foram os expositores e explicadores da vontade de Deus que lhes tinha sido tornada conhecida por meios sobrenaturais. Eles são mencionados juntamente com os apóstolos em Efésios 2:20 e 3:5. A idéia de predição não é essencial ao significado da palavra, nem o é o elemento preditivo que se encontra em todos os pronunciamentos proféticos (At 15:32; 1Co 14:3). O dom profético foi indispensável à fundação da igreja nos tempos do Novo Testamento, e é o guia apontado para a igreja remanescente (Ap 19:10).1

“É a vontade e plano de Deus que Sua igreja seja capacitada por dons até o fim do tempo (Ef. 4:8, 11-13). Os dons todos procedem de Deus; portanto, não pode haver base possível para que o agente humano se vanglorie sobre os demais porque ele foi favorecido pelo Céu como um instrumento para a manifestação do poder de Deus de maneira especial para o benefício da igreja como um todo (1Co 12:11).”2

Pense nisto

Aliste os dons espirituais que aparecem em 1 Coríntios 12 e Efésios 4:1-16.
Quais desses dons você vê como sendo particularmente ativos em sua igreja local e em sua denominação como um todo?
Quais desses dons têm feito diferença positiva em sua vida e em sua igreja local? Como você explicaria essa diferença para alguém que não é cristão?

1. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 6, p. 1.023.
2.
Ibid., p. 969.


Gil Balida | Bacolod, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial