quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Inspiração dos Profetas - 28/01/2009 a 31/01/2009

Quarta, 28 de janeiro

Evidência
"Levantem-se, Neemias de hoje!"


A Inspiração dos profetasOs profetas não eram a pena de Deus. O que eles viam ou ouviam em visões e sonhos, escreviam de acordo com o melhor de suas habilidades. Nas Escrituras, sabemos que alguns dos autores bíblicos tiveram secretários para ajudá-los a escrever as mensagens de Deus.

4. Quais foram alguns dos autores bíblicos que fizeram uso de assistentes literários? Jr 36:1-4; Rm 16:22; 1Co 16:21; Cl 4:15-18; 2Ts 3:17

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, os escritores usaram assistentes ou escribas para escrever as mensagens que Deus lhes deu. Ellen White também usou assistentes literários. Aqui está por quê: (1) com sua instrução formal encerrada com a idade de 9 anos, ela reconhecia as próprias limitações como escritora. Assim, alguns de seus assistentes funcionaram como seus revisores; (2) a grande demanda por seus escritos fazia necessário que ela tivesse ajuda literária; e (3) devido ao fato de que a maioria de seus livros não foi escrita na forma de livros, mas foram selecionados de material escrito anteriormente, ela precisava de ajuda especial em sua produção. Marian Davis era editora dos livros de Ellen White.

O profeta Neemias é um bom exemplo de como uma pessoa se torna um profeta inspirador. Trabalhando entusiasticamente em cooperação com Deus, ele foi usado pelo Senhor para realizar, dentro de pouco tempo, o que era aparentemente impossível.

A reconstrução dos muros de Jerusalém, retardada tanto pela indiferença do povo quanto pela oposição dos inimigos, aparentemente nunca se concluiria. Então, Neemias, por inspiração, apareceu em cena com um propósito ávido e firme. “Neemias não esperou muito tempo antes de entrar em ação. No dia após sua inspeção noturna dos muros, um corpo representativo da aldeia e os anciãos se reuniram para ouvir seu relatório. Em seu discurso, ele os lembrou da vergonhosa situação em que estava a nação, recordou a divina ajuda que ele havia experimentado ao tratar com o rei, e apresentou a extensão de sua autoridade. Seu discurso teve o efeito desejado, e resultou numa resolução entusiasta e aparentemente unânime: ‘disponhamo-nos e edifiquemos’.”1

“São necessários Neemias na igreja hoje.”2 Eles devem se levantar e inspirar a milhares. Devem ensinar que, através do poder do Espírito Santo, podemos terminar nossa tarefa na Terra.

Deus viu a necessidade de dar orientação especial a Sua igreja em meio à confusão destes últimos dias. Ele escolheu Ellen White para ajudá-Lo a dar essa orientação. Desde o princípio de nossa denominação, os adventistas do sétimo dia creem que o testemunho de Jesus é outro nome bíblico para o espírito de profecia (Ap 19:10), que Deus dá aos homens e mulheres para guiar Seus filhos na Terra.

1. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 3, p. 398.
2. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v. 3, Comentários de Ellen G. White, p. 1.137.

Angel Gay Balida | Bacolod, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial