segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Testando os Profetas - 02/02/2009 a 07/02/2009

Segunda, 2 de fevereiro

Evidência
As mãos do Oleiro

testando os profetas2. Qual é uma das provas mais importantes de um profeta verdadeiro? Is 8:20. Por que deve ser tão importante?

Tudo o que um profeta diz deve se harmonizar com o que Deus já revelou. O mesmo aconteceu com Ellen White – o que ela escreveu está de acordo com a Bíblia.

Vivemos numa sinfonia de espaço e tempo, de livre arbítrio humano e de presciência divina, de ação e reação. Marie Beyon Ray escreveu: “Temos apenas este momento, cintilando como uma estrela em nossa mão... e se derretendo como um floco de neve.”* Esta é nossa sina. Contudo, nosso Deus eterno vive em relação ativa com nossa finita condição restrita ao tempo. Ele se agrada de lidar conosco em nossos momentos, e responder a nossas escolhas e atos. Como tal, a profecia não vive num vácuo, mas depende do Deus que a concede, passada de seres humanos para seres humanos que estão em plena posse de livre arbítrio e que habitam no espaço e no tempo. Algumas profecias são incondicionais, como as grandes profecias messiânicas cumpridas na pessoa de Cristo, e a promessa de Sua segunda vinda. Mas, ao mesmo tempo, há algumas profecias condicionais que dependem da reação humana à comunicação de Deus. Um exemplo é a história de Jonas, em que Deus parece mudar de idéia em resposta ao arrependimento da cidade de Nínive. Isso não torna Jonas um falso profeta. Ele cumpriu a ordem de Deus para pregar Sua mensagem a Nínive.

Em Jeremias 18:6-10, Deus disse ao profeta Jeremias que fosse à casa do oleiro a fim de ouvir a mensagem de Deus. Ao chegar, ele viu um oleiro em ação. O vaso que estava sendo moldado apresentou um defeito. Em resposta, o oleiro refez o vaso como bem lhe aprouve. Deus, então, comparou o oleiro a Si mesmo, e o barro a Israel. Ele disse aos israelitas que eles precisavam mudar de idéia sobre sua condição. Contudo, Israel não mais via como uma mudança seria possível, indicando que haviam perdido completamente de vista seu Oleiro. Às vezes, somos como os israelitas. Ficamos desesperados a respeito de nossa condição, nossa aparente incapacidade de mudar. Mas, ao nos concentrarmos em nossas falhas, perdermos de vista as majestosas mãos de Deus, mãos que têm a capacidade de nos refazer para um propósito agradável e útil. Deus está qualificado para nos moldar e está pronto a fazê-lo. Resta-nos a escolha: Permitiremos a ação da majestade de Deus nos momentos de nossa vida?

Pense nisto

A profecia de Jeremias é condicional ou incondicional, e por quê?
Como a atitude de Israel para com a mensagem de Deus molda o resultado?

* The Quotations Page. Consulta feita em 18 de Novembro de 2007, em www.quotationspage.com/quotes/Marie_Beyon_Ray/

Daniel Thompson Watford, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial