domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Trabalho dos Profetas - 08/02/2009 a 14/02/2009

O TRABALHO DOS PROFETAS

O Trabalho dos profetas
“O Senhor usou um profeta para tirar Israel do Egito, e por meio de um profeta cuidou dele” (Os 12:13, NVI).

Prévia da semana: Os profetas cumpriam várias funções, inclusive a de proclamar o evangelho, dar direção divina, corrigir o pecado e predizer o futuro, de forma que o povo de Deus entenda e aceite Seu plano de redenção para a raça humana.

Domingo, 8 de fevereiro

Introdução Onde há visão

1. No Antigo Testamento, onde encontramos o evangelho da salvação? Gn 22:1-14; Lv 4:27-31; Is 53

2. A pregação do evangelho no Novo Testamento é diferente da proclamação da salvação no Antigo Testamento? Jo 1:29; Rm 3:21-26
Enquanto o povo do Antigo Testamento esperava pela fé o Messias que ainda viria, o Novo Testamento olha para o passado, a salvação realizada através de Jesus Cristo. O mesmo se dá com os escritos de Ellen White, em que encontramos mais de oito mil referências ao evangelho e cerca de seis mil referências específicas a Jesus Cristo e Seu sacrifício na cruz.

Imagine um tempo num passado muito distante, no século oito a.C., em que Judá estava no meio de um fogo cruzado entre a imoralidade religiosa e a esperança de uma nova vida. A área, que era grandemente povoada e cheia de recursos e de vida, podia ser comparada a uma das melhores cidades do mundo hoje. Com suas esplêndidas inovações tecnológicas, a vida melhorou muito. Contudo, a apostasia estava profundamente entrincheirada, e sob o guarda-chuva da adoração, as pessoas estavam satisfazendo suas necessidades pessoais. Nesse estado de desobediência a Deus e falta de confiança nEle, as pessoas eram esmagadas em exílio e desespero e, à medida que a economia se tornava cada vez mais distorcida, o abismo entre os ricos e os pobres começava a se alargar.

Deus, contudo, olhou com piedade para Seus filhos. Revelou-lhes Sua vontade. Foi elaborado um plano que afirmasse a justiça e a observância do sábado. A oração e a fidelidade transformariam a vida dos sofredores habitantes de Judá. Esse plano era uma luz que ia além da hora mais escura para as vítimas da opressão.

Como Deus deu a mensagem de boa vontade ao povo sofredor de Judá? Ele escolheu Isaías para dar a mensagem de esperança e nova vida. A princípio, parecia uma tarefa completamente impossível para o profeta. Como se pode dizer às pessoas, olhando-as de frente, que elas precisam abandonar seus pecados para que a vida mude para melhor? Mas Deus ungiu Isaías para essa tarefa específica muito tempo antes. Em meio a grandes desvantagens, Isaías perseverou em cumprir seu compromisso com o Senhor. E, como no caso de muitos de seus colegas profetas, sua vida nunca foi fácil. Ele suportou muitos assaltos que Satanás sempre inflige ao povo escolhido. Mas, de maneira geral, o livramento do povo de Judá ocorreu como resultado da intervenção de Deus por meio de uma pessoa escolhida.

Nesta semana, estamos examinando a vida de Ellen White como mensageira de Deus, e como sua obra foi paralela à dos profetas bíblicos como, por exemplo, Isaías.

Florence Kurema | Ndhiwa, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial