sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Testando os Profetas - 06/02/2009 a 07/02/2009

Sexta, 6 de fevereiro

Opinião
Profetas verdadeiros apontam a Deus

Perto de onde cresci, há uma colina íngreme. Minha mãe sabia como eu e meu irmão amávamos descê-la o mais rápido que podíamos, e toda vez ela nos avisava para que tivéssemos cuidado a fim de não tropeçar. Naquela vez não foi diferente. Saímos em velocidade alta. Eu me sentia quase como se pudesse dar um impulso e decolar. Mas minhas pernas não conseguiram acompanhar a velocidade, e me vi arremessada de cabeça contra o asfalto. Meu rosto recebeu toda a força do impacto e parecia que eu tinha lutado com um ralador de queijo. Como seria de esperar, desejei ter dado ouvidos a minha mãe!

Deus disse ao profeta Jonas que pregasse uma mensagem a Nínive (Jn 3:4). Muitas vezes, interpretamos esse verso como significando que Deus pretendia destruir a cidade, e certamente parece que os ninivitas entenderam dessa forma. Contudo, a palavra hebraica para “subvertida” vem da mesma raiz da palavra haphak, que também pode ser traduzida como “transformada”, “virada no sentido oposto” ou “arrependida”.* Deus desejava virar a cidade de Nínive no sentido oposto. Ele desejava ansiosamente mostrar a eles uma forma melhor de serem humanos.

Isso é o que Jonas mais temia porque, sendo hebreu, tinha preconceitos contra os inimigos de Israel. Em Jonas 4:1-3, descobrimos exatamente quão desgostoso ele ficou por causa da graça de Deus. Mas, apesar de Jonas desejar o pior para a cidade, sua pregação apontou Deus para eles. Essa é uma das formas pelas quais podemos testar os profetas. Se eles nos apontarem a Deus e Seus caminhos, a mensagem deles vem de Deus.

É como minha história da colina. Minha mãe desejava que eu me divertisse. Ela me deu um bom conselho. Lembrou-me de ter cuidado, e estava lá para me levantar e consolar quando caí. Deus também deseja o melhor para nós. Deseja que nos “divirtamos”. Também deseja que estejamos a salvo; e sabe o que é para o nosso melhor. Às vezes, Ele envia pessoas para cruzar nosso caminho a fim de nos aconselhar. Outras vezes, essas pessoas são profetas. Como podemos distinguir a quem devemos dar ouvidos e a quem devemos ignorar? Aqueles que nos conduzem a Deus são os verdadeiros profetas em nossa vida.

Dicas

1. Faça uma linha do tempo da profecia dos 2.300 dias/anos de acordo com a doutrina adventista. Como essa profecia prova que Jesus veio, viveu e morreu no tempo certo?
2. Leia porções de Primeiros Escritos ou da vida de Ellen White. Medite e ore sobre o que você leu. Ela aponta ou não para a Bíblia e para Jesus acima de tudo o mais?
3. Compare as predições de Ellen White, as profecias bíblicas sobre o fim do tempo e os “profetas” atuais. Quais são os fatores significativos que provam que um é verdadeiro e outro é falso?
4. Folheie a seção de nosso hinário sobre a segunda vinda. Toque ou cante alguns dos hinos que falam da volta de Jesus. De que forma eles concordam com as profecias bíblicas sobre a Sua vinda?

*James Strong, The Exhaustive Concordance of the Bible, ed. eletrônica (Ontário: Woodside Bible Fellowship, 1996), s. H2015.

Michele Vitry | St Albans, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial