quinta-feira, 12 de março de 2009

Interpretando os escritos Proféticos - 12/03/2009 a 14/03/2009

Quinta, 12 de março

Aplicação
Analogia do Sol e da Lua

Interpretando os escritos proféticos6. Somos salvos somente pela graça mediante a fé, ou também precisamos de obras? (Ef 2:8, 9; Tg 2:14-26). Paulo está em conflito com Tiago na questão da salvação? O que os textos a seguir têm a dizer sobre esse assunto? Rm 3:21-28; Rm 4:3; Gl 3:6-12

O contexto amplo mostra que Paulo falava sobre a fé válida, que é seguida por boas ações. Tiago se referia à fé inválida, somente em nível intelectual. Quando lemos Ellen White, também precisamos examinar o contexto amplo em seus escritos. No livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar, por exemplo, ela diz: “Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago” (p. 380). Porém, algumas páginas adiante, existe esta declaração: “O regime cárneo não é o mais saudável, e todavia eu não tomaria a atitude de que ele deva ser rejeitado por toda pessoa. Os que têm órgãos digestivos fracos podem, muitas vezes, comer carne, quando não lhes é possível ingerir verduras, frutas e mingaus” (p. 394, 395).

Creio nos escritos de Ellen White. Contudo, também creio que a relação dos escritos dela para com a Bíblia é um dos assuntos mais mal compreendidos em nossa igreja. Seus escritos não são uma “segunda Bíblia”. Ela própria escreveu: “Há neles [seus escritos] verdade que é, para quem a recebe, um cheiro de vida para vida. ... O Senhor enviou a Seu povo muita instrução, regra sobre regra, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali. Pouca atenção tem sido dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor [seus escritos] para levar homens e mulheres à luz maior [a Bíblia]” (Ellen G. White, Review and Herald, 20 de janeiro de 1903). Ela usou a analogia do Sol e da Lua. A Bíblia é a luz maior [o Sol] e os escritos dela são a luz menor [a Lua]. Eis como podemos entender essa analogia:

1. A Bíblia é a mensagem universal de Deus à humanidade em todos os tempos, enquanto que os escritos dela foram destinados especificamente ao povo de Deus no fim dos tempos.

2. Quarenta pessoas diferentes foram inspiradas por Deus para escrever as palavras da Bíblia. Como 40 velas, eles dão mais luz do que a única vela de Ellen White, embora a luz e a Fonte sejam as mesmas.

3. A Bíblia é como o mapa de uma nação, enquanto os escritos de Ellen White são como um mapa local. O mapa nacional cobre uma área maior do que o mapa local; mas o mapa local dá mais detalhes sobre uma área específica.

4. Os escritos de Ellen White são também comparados a um telescópio focado sobre o sol da Bíblia.

Os escritos de Ellen White cumprem a função de dirigir a atenção do povo para a Bíblia. Seus escritos ajudam as pessoas a entender a Bíblia ao incutir ainda mais a verdade já revelada, despertando a mente e simplificando a verdade. Além disso, os escritos dela nos ensinam como aplicar os princípios bíblicos a nossa vida diária.

Mesnick M. W. Ataupah | Palembang, Indonésia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial