quarta-feira, 11 de março de 2009

Interpretando os escritos Proféticos - 11/03/2009 a 14/03/2009

Quarta, 11 de março

Evidência

Luz brilhando em lugar escuro


Interpretando os escritos proféticos4. Em Isaías 65:17, a que novo céu e nova Terra o profeta se refere? É a Nova Terra que os cristãos esperam no futuro?

Morte na Nova Terra? O contexto estrito mostra que Isaías descreve uma “nova criação” que teria existido se Israel, depois da volta do cativeiro babilônico, tivesse permanecido fiel a Deus e cumprido a comissão divina de ser uma luz para o mundo (Is 42:6). Infelizmente, isso não aconteceu, e assim, a profecia, que era condicional, não se cumpriu. Não obstante, em sentido secundário, esses versos apontam para o Novo Céu e a Nova Terra que existirão no fim do milênio.

5. Em Parábolas de Jesus, Ellen White faz a declaração de que “nunca se deve ensinar aos que aceitam o Salvador, conquanto sincera sua conversão, que digam ou sintam que estão salvos” (p. 155). Isso significa que nunca podemos estar certos da nossa salvação? 1Jo 5:12, 13

O contexto estrito deixa claro que ela estava tratando da questão da confiança própria e das tentações depois da conversão, mas isso não significa que, em Jesus, não possamos ter a certeza diária da salvação.

Na Bíblia, aprendemos que, antes do pecado, Deus visitava pessoalmente os seres humanos. Contudo, após terem caído na tentação de Satanás, as faculdades mentais e espirituais dos seres humanos se tornaram embotadas, e eles não mais puderam encontrar a Deus por si mesmos. E, então, o Senhor tomou a iniciativa ao enviar Seu Filho Jesus para que os seres humanos pudessem conhecer a Deus, pessoalmente, através d'Ele (Ef 1:9; 1Tm 3:16; Jo 1:14-18).

Jesus, após ressuscitar, revelou-Se aos discípulos no caminho para Emaús. “E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dEle, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas” (Lc 24:27). Para interpretar aos discípulos as profecias sobre o Messias e a obra que Ele veio realizar, que melhor autoridade haveria do que o próprio Cristo – a Palavra que no princípio estava com Deus (Jo 1:1, 2)?

Ellen White recebeu o dom de profecia a fim de conduzir o povo de Deus dos últimos dias de volta à Bíblia e a Cristo (2Tm 3:16). Precisamos sempre nos lembrar de que os escritos dela não devem substituir a Bíblia nem se tornar uma “segunda Bíblia” para nós. Ao contrário, seus escritos são uma luz brilhando num lugar escuro para nos levar à luz maior – as Escrituras. “À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Is 8:20).

Posman Simanjuntak | Palembang, Indonésia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial