terça-feira, 30 de novembro de 2010

O “Homem de Deus” - 30/11/2010 a 04/12/2010

Terça, 30 de novembro

Exposição

Em cima do muro?


O homem de Deus vindo de Judá (1Rs 13:1-34). 1 Reis 13 nos fala sobre um homem de Judá que Deus comissionou para dar uma mensagem ao rei Jeroboão, o primeiro rei de Israel na região do norte, após as dez tribos haverem se separado de Judá (ver 1Rs 11:29-37). Em vez de seguir os estatutos e mandamentos de Deus (verso 38), Jeroboão fez bezerros de ouro em Betel e Dã para que Israel adorasse ali. Também construiu santuários nos altos e nomeou sacerdotes não levitas para esses santuários.

O homem de Deus encontrou Jeroboão em pé, ao lado do altar. O homem de Deus então clamou contra o altar e pronunciou a mensagem do Senhor: um filho chamado Josias nasceria na casa de Davi. Esse filho sacrificaria os sacerdotes dos lugares altos no altar ao lado do qual Jeroboão estava (1Rs 13:2). O homem disse que o altar se fenderia e que as cinzas que estavam sobre ele se derramariam (verso 3). Ao ouvir isso, Jeroboão ordenou que o homem de Deus fosse preso, mas quando a mão do rei se estendeu em direção ao homem, ficou paralisada. Ao mesmo tempo, o altar se fendeu e as cinzas sobre ele se derramaram. Assim, parte da profecia do homem de Deus se cumpriu.

Jeroboão suplicou ao homem de Deus que orasse por ele para que sua mão voltasse ao normal. Ele respondeu positivamente, e a mão do rei foi restaurada. Jeroboão convidou o homem a comer com ele. Também desejava dar ao homem um presente. Contudo, o homem de Deus recusou o convite do rei, porque o Senhor lhe havia ordenado: “‘Não coma pão nem beba água nem volte pelo mesmo caminho por onde veio’” (verso 9). Assim, o homem tomou um caminho diferente para casa.

Enquanto estava sentado sob um carvalho, o homem de Deus encontrou um velho profeta de Betel que o seguiu após ter ouvido de seus filhos sobre o que acontecera entre o homem de Deus e o rei Jeroboão. O velho profeta convidou o homem de Deus a comer em sua casa, mas este recusou o convite e repetiu as instruções de Deus para ele. Porém o velho profeta mentiu para ele, dizendo: “Um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’” (verso 18). Assim, o homem de Deus foi persuadido a voltar pelo caminho que tinha vindo e a comer e beber na casa do profeta.

O Senhor veio ao velho profeta e o instruiu a dizer ao homem de Deus o juízo que lhe sobreviria por ele haver desobedecido às instruções de Deus. Como consequência, seu corpo não seria enterrado na tumba de seus pais. Quando ele estava indo para casa, um leão atacou e matou o homem de Deus. Ao saber da notícia, o velho profeta trouxe de volta o corpo do homem de Deus e o enterrou em sua própria tumba. Contudo, a despeito de tudo isso, Jeroboão se recusou a mudar seus caminhos errados.

Nossa primeira prioridade: obediência a Deus (Êxodo 32; Dn 5:13-17). Satanás é muito astuto. Como vemos na história sobre o homem de Deus, ele empregará todo e qualquer meio para enganar o povo de Deus, para levá-los à destruição. Cada um precisa ser vigilante em tudo. Que melhor maneira de nos armarmos contra o inimigo do que lermos a Palavra de Deus fielmente e aplicá-la a nossa vida diária, com o poder do Espírito Santo?

Como os israelitas, que desobedeceram a Deus por adorar o bezerro de ouro no deserto, e o rei Belsazar, que fez o que lhe agradava, nossa desobediência a Deus trará consequências desfavoráveis imediatas ou a longo prazo. Às vezes podemos não entender a vontade de Deus, mas podemos ter a certeza de que ela é para o nosso bem e que Ele só deseja o melhor para nós.

Deus nos admoesta a Lhe obedecermos de todo o coração. A obediência deve ser total, ou não é obediência. Ou é preto ou branco. Não há áreas cinzentas. Ou você está no quintal de Deus ou fora dele. Não pode se sentar em cima do muro. Jesus é nosso melhor exemplo de submissão perfeita. Um coração transbordante de amor por Deus resulta em obediência. Essa é a única maneira em que podemos vencer como Jesus venceu.

Mãos à Bíblia

3. O que Jesus disse sobre a relação entre milagres e convicção? Lc 16:31; Jo 10:25-28; 15:24. Por que isso é tão verdadeiro sobre nós?

Mesmo depois de uma intervenção dramática de Deus, é surpreendentemente fácil encontrar uma “explicação” natural e voltar aos velhos hábitos. Foi o que aconteceu com Jeroboão. Ele apenas mudou de tática (veja 1Rs 13:7-10). Convidou o homem de Deus à sua casa e lhe ofereceu uma recompensa.

4. Como os profetas responderam ao oferecimento de presentes ? 2Rs 5:14-16; Dn 5:13-17

O homem de Deus recusou o presente do rei e se negou a comer ou beber no território de Israel. Não aceitando a hospitalidade de Jeroboão, o profeta disse “não” à mistura da adoração verdadeira com a idolatria. O povo de Deus não deve estar à venda.

Bongga L. Agno | Muntinlupa City, Filipinas.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial