domingo, 21 de novembro de 2010

Rispa - 21/11/2010 a 27/11/2010

RISPA


“Ele o cobrirá com as Suas penas, e sob as Suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dEle será o seu escudo protetor” (Sl 91:4).

Prévia da semana:
Rispa foi um modelo de fidelidade, perseverança e fé.

Leitura adicional: 2 Samuel 3:6-11; 21:1-14

Domingo, 21 de novembro

Introdução

Ser ou não famoso


Alguns anos atrás, me imaginei participando de um desses programas de TV onde os participantes respondem a perguntas. Na minha vez, tive a sorte de escolher meu tema favorito: “exploração espacial”. Imaginei-me de frente para o apresentador do programa, o qual não tinha a mínima ideia de quem ele estava enfrentando. Prossegui para a primeira pergunta com uma atitude de “pode vir que eu estou preparado”. Ele então perguntou: “Quem foi o primeiro homem a ir ao espaço?” “O astronauta russo Yuri Gagarin”, respondi, antes de pedir rapidamente que ele fizesse a segunda pergunta. “Quem foi o primeiro homem a pisar na lua, e qual o nome da missão?” Fácil. O astronauta americano Neil Armstrong e a missão Apolo 11. “Qual era o nome da agência espacial americana e quem a chefiou durante os anos da ‘corrida espacial?”” A agência era a NASA, e foi chefiada pelo famoso cientista de foguetes, Werner von Braun.

“Qual foi o primeiro satélite lançado ao espaço?” Certo, esta definitivamente desafiou meu conhecimento do programa espacial soviético. Metodicamente expliquei que a Rússia foi a primeira a lançar um satélite chamado Sputnik 1 em 4 de outubro de 1957. Quando eu estava para dar os parabéns a mim mesmo, o apresentador rapidamente continuou com: “Quem foi Sergei Korolev”? Passaram-se um segundo, dois, três... mas minha mente estava completamente em branco.

Tóóóóóóóónnnnnnnn! Apitou o cronômetro, enquanto eu perdia a chance de ganhar o prêmio. Por quê? Só por causa de um nome? Alguém de quem eu nunca tinha ouvido falar e a quem não tinha dado importância em meu estudo de história espacial? Obviamente Korolev não era uma das pessoas famosas que eu conhecia em conexão com a exploração espacial. Mais tarde, descobri que Korolev não era famoso por causa do segredo que envolvia o programa espacial russo. O grande cérebro responsável pelo início do sucesso russo só era mencionado como o “Projetista-Chefe”.

Poucos sabiam alguma coisa sobre ele até muitos anos depois de sua morte. Quão terrível deve ter sido para Korolev ver toda a atenção da mídia voltada para seu equivalente nos Estados Unidos – Werner von Braun – enquanto ele jazia em obscuridade. Da mesma forma, na Bíblia, há muitas pessoas que ajudaram a moldar a história bíblica, mas às quais muitos de nós nunca prestamos atenção. Nesta semana estudaremos sobre Rispa – uma mulher comum que passou por circunstâncias extraordinárias. Sua vontade forte, perseverança e coragem, captaram a atenção do rei Davi, e espero que, durante esta semana, também a nossa.

Mãos à Bíblia

1. No Antigo Testamento, existem muitas referências a concubinas. Que podemos aprender sobre elas? Gn 25:5, 6; Jz 8:30, 31; 2Sm 5:13-16; 1Rs 11:2, 3

2. Que podemos aprender sobre Rispa e sobre suas circunstâncias naquele tempo específico? 2Sm 3:6-11

Joshua Mochache | Cedar Hill, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial