domingo, 14 de novembro de 2010

Joabe - 14/11/2010 a 20/11/2010

JOABE


“Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração” (Pv 21:2).

Prévia da semana: Joabe, comandante do exército de Davi, foi um homem com moral dúbia e cometeu graves pecados, visando manter sua posição. Ao rever sua história, podemos aprender muitas lições por contraste, mesmo porque os crimes dele nunca perderam a atualidade.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 699-702, 728-729, 742-745, 747-749.

Domingo, 14 de novembro

Introdução

Um exemplo negativo


Quando ouvi pela primeira vez a história de Kassim (nome fictício), não pude acreditar em meus ouvidos. Eu conhecia Kassim como uma boa pessoa na igreja, alguém que sempre havia cumprido com eficiência seus deveres como ancião. Pregava sermões cativantes, e seus conselhos eram sempre úteis. Eu considerava Kassim um verdadeiro seguidor de Cristo. Então um dia descobri um outro lado dele.

A história que ouvi sobre ele me deixou pasmado. Era tão difícil acreditar! Kassim havia matado várias pessoas no passado, e ainda estava tendo um comportamento baixo. Outro amigo meu sabia que Kassim havia sido contratado por uma família para se vingar de um homem que havia tido um caso com uma mulher casada que pertencia à família.

À luz dessa informação, precisamos nos perguntar por que as pessoas que afirmam seguir o verdadeiro Deus adotam um comportamento pecaminoso. Por que pessoas que afirmam seguir a Cristo continuam a desenvolver traços pecaminosos de caráter como ódio e inveja? Por que, após decidirmos aceitar a Cristo como nosso Salvador, continuamos no pecado? Será que nosso Redentor não nos dá uma solução permanente para nossas falhas de caráter?

Também precisamos considerar nossas próprias atitudes para com tais pessoas. Muitos de nós são rápidos em julgar pessoas que continuam a cometer até os menores atos de pecado depois de haver aceito a Cristo como seu Salvador. Uma palavra ríspida para com alguém que você acha que precisa de correção, um mexerico que agrada a língua, um olhar de desaprovação fixado sobre uma alma que está lutando, muitas vezes são marca registrada daqueles dentre nós que acham ser sua responsabilidade conservar a igreja pura.

Como essas pessoas teriam desaprovado o personagem que estaremos estudando esta semana – alguém que foi pego na teia dos exemplos negativos. Ao estudarmos a lição de cada dia, nosso alvo principal não será nos concentrarmos no lado negativo de Joabe, mas em como seu caráter talvez reflita nossa vida hoje. Também consideraremos a capacidade de Cristo, nosso Salvador ressurreto, de purificar e refinar nosso caráter para que, quando outros nos virem e ouvirem, estejam vendo e ouvindo a Cristo.

Mãos à Bíblia

Joabe era comandante das tropas de Davi. Quem ocupava função correspondente no exército do rei Saul era Abner. Quando Saul e seus filhos morreram em batalha contra os filisteus, Abner pôs Isbosete (v. 8, 9), o quarto filho de Saul, no trono de Israel e declarou guerra contra Judá e Davi.

1. Em que circunstâncias morreu Asael, irmão de Joabe? 2Sm 2:17-23

2. Como Joabe considerou essa mudança de que não estava a par? Compare o que Joabe disse a Davi com o verdadeiro motivo pelo qual matou Abner. O que isso revela sobre ele? 2Sm 3:23-27, 30

Rose Anyango | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial