quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Abiatar - 10/11/2010 a 13/11/2010

Quarta, 10 de novembro

Evidência
Viva o nome


O nome de Abiatar significa “o pai da abundância”, ou “o pai é preeminente”. Será que ele viveu à altura de seu nome? Meu primeiro nome significa “alguém que aprecia seu passado”. Também tenho outro nome: Christian, que significa “seguidor de Cristo”. Tento viver à altura das expectativas de ambos os nomes. Contudo, a lição desta semana me ensina que é mais importante que eu viva à altura do nome de Cristo.

Quando aceitei a Cristo, Ele disse: Sanjo “você é uma pessoa escolhida, um sacerdote real, você pertence a Deus, para que possa declarar os louvores dAquele que chamou você das trevas para Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, parafraseado). Sim, pertenço a Deus. Portanto, é exigido muito mais de mim, porque muito me foi dado.

Você está vivendo à altura de seu nome como cristão? “Consagre-se a Deus pela manhã. Faça disso sua primeira atividade. E ore: ‘Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo e permite que toda a minha obra se faça em Ti’*. Essa é uma questão diária. Cada manhã consagre-se a Deus para esse dia. Peça-Lhe que examine todos os seus planos, para que eles sejam levados avante ou não, conforme a indicação de Sua providência. Assim, dia a dia poderá entregar às mãos de Deus a sua vida, e ela se tornará cada vez mais semelhante ao modelo de Jesus” (Ellen G. White, Caminho a Cristo: em linguagem atualizada, p. 70).

Coloque sua vida nas mãos dEle – viva o nome!

* Matthew Henry, Comentário sobre 1 Pedro 2, Blue Letter Bible. http://www.blueletterbible.org/commentaries/comm_view.cfm?AuthorID=4&contentID=1839&commInfo=5&topic=1%20Peter&ar=1Pe_2_9 (acessado em 8 de setembro de 2009).

Mãos à Bíblia


4. O que pode ter levado Abiatar, que era tão leal a Davi, a se unir a Adonias contra a escolha de Salomão?

Salomão não era o filho primogênito. Portanto, costumeiramente, não teria sucedido seu pai como rei. Adonias achava que, legalmente, o trono era dele. Consultou Joabe e Abiatar, e eles lhe deram apoio (1Rs 1:7).

Filho de Bate-Seba, Salomão era mais moço que Adonias e tinha uma história familiar vergonhosa. Mas era amado por Deus (2Sm 12:24) e havia sido escolhido como sucessor de Davi (1Cr 22:9, 10). Diante dessa escolha incômoda, pode ser que Abiatar não pudesse aceitar o escândalo público que a escolha causaria, e, então, recorreu à tradição, em vez de aceitar a vontade revelada de Deus.

Sanjo Jeffrey | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial