domingo, 7 de novembro de 2010

Abiatar - 07/11/2010 a 13/11/2010

ABIATAR


“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Prévia da semana: Abiatar tem dois momentos marcantes em sua vida, um positivo e outro negativo. Sua vida revela que Deus enxerga a vida toda e não nos rejeita, considerando atos isolados. Por outro lado, uma vida de dedicação pode ser destruída por atos impensados.

Leitura adicional: Patriarcas e Profetas, p. 746–755; Educação, p. 51–70.

Domingo, 7 de novembro

Introdução

Para que não nos esqueçamos


Ogan chamou a atenção do Grande Clã pela primeira vez com a idade de 15 anos. Ele havia vivido em pobreza com sua família em uma das mais remotas partes do país. Mas era incrivelmente brilhante. Seu pai, analfabeto, observava sua menta arguta, como ele era capaz de recordar os nomes de todas as plantas em sua aldeia e todas as histórias que lhe haviam sido contadas. Seu pai esperava que um dia um membro do Grande Clã viria até a aldeia deles e reconheceria o potencial de Ogan. E foi exatamente isso que aconteceu.

Agora, Ogan era o Grande Mestre do Grande Clã. Ele respondia às perguntas de todos sobre ciência, filosofia, literatura e direito. Contudo, o líder do Grande Clã estava ficando agitado. Ele não via Ogan se preparar para voltar a sua aldeia a fim de procurar um sucessor. E não podia sugerir a Ogan que estava mais ou menos na época de fazer isso. Se o fizesse, estaria comprometendo o juramento que fizera ao assumir seu cargo, e a morte seria inevitável.

Ogan, semelhante em alguns aspectos ao Sacerdote Abiatar, não apenas tinha uma responsabilidade para consigo mesmo, mas para com o cargo ao qual havia sido chamado. Abiatar “escapou e fugiu para juntar-se a Davi”. Davi lhe assegurou: “Fique comigo, não tenha medo. ... Você estará a salvo comigo" (1Sm 22:23). A presença de Abiatar foi de grande importância para Davi. Ele consultou ao Senhor através do sacerdote. O Senhor disse a Davi um grande “sim” e, com isso, Davi recuperou tudo o que havia sido tomado pelo inimigo. Abiatar tinha uma experiência real com Deus. Das centenas de sacerdotes mortos por Saul, só ele escapou.

Esta semana, aprenderemos com Abiatar que “Deus requer nosso serviço. Há responsabilidades para cada um; e só podemos cumprir a grande missão da vida quando essas responsabilidades forem amplamente aceitas, e fiel e conscienciosamente desempenhadas” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 37). Enquanto estuda, pergunte a si mesmo: Como cristão, quais são minhas funções sacerdotais? Deus pode contar comigo para esse fim?

Mãos à Bíblia


1. Leia 1 Samuel 21:1-9 e 22:6-23 e responda às perguntas seguintes:

(a) Que mentira Davi contou a Aimeleque?

(b) O que aconteceu com Aimeleque em resultado de sua confiança em Davi?

(c) Como Saul procurou dirigir seus homens contra Davi?

(d) Como Aimeleque respondeu a Saul quanto ao caráter e fidelidade de Davi?

(e) O que essa história nos diz sobre o caráter vingativo e degenerado do rei Saul?

(f) Por que Doegue, um estrangeiro, fez o que os servos de Saul se recusaram a fazer?

(g) Como Davi reagiu à notícia do massacre? A resposta foi correta?

(h) Que promessa Davi fez ao filho de Aimeleque que conseguiu escapar?

Luan Debbie Hamilton-Bogues | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial