terça-feira, 9 de novembro de 2010

Abiatar - 09/11/2010 a 13/11/2010

Terça, 9 de novembro

Testemunho
Busque a Deus novamente


Muito embora Abiatar tivesse se posicionado contra Salomão como o herdeiro ao trono apontado por Deus, o Senhor poupou sua vida “em atenção ao seu ofício e anterior fidelidade para com Davi; mas foi rebaixado da função de sumo sacerdote, que passou à linhagem de Zadoque” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 749). Como todos os servos de Deus antes de nós, também cometemos erros. É confortador notar que, como no caso de Abiatar, conquanto precisemos enfrentar as consequências, Deus nos dá uma segunda chance. Da mesma forma, quando Abrão mentiu sobre o fato de Sarai ser sua esposa, Deus ainda cumpriu Sua promessa a ele tornando-o uma grande nação. Você já fez algo contra Deus? Que esses exemplos encorajem você a buscá-Lo uma vez mais.

Deus pode e irá mudar sua vida se você deixar que Ele o faça. Jacó era um ladrão de primogenituras, mas Deus mudou seu nome, de “usurpador” para “Israel”, que significa “aquele que luta com Deus”. Há um pouco de Abiatar em todos nós. Assim, a fim de que tenhamos nosso nome mudado e a vitória ganha, precisamos buscar a Deus em nossas dificuldades com um coração quebrantado e contrito (ver Sl 51:17).

“Do [Salmo 51] podemos aprender que curso seguir se nos separamos do Senhor. ... Davi confessou seu pecado e humilhou o coração, declarando que Deus é justo em todo o Seu trato” (Ellen G. White, Comentários no SDA Bible Commentary, v. 3, p. 1147).

“Um homem incorre em culpa por prejudicar o próximo, mas sua principal culpa é o pecado que ele cometeu contra o Senhor, e a má influência de seu exemplo sobre outros. O sincero filho de Deus não irá tratar com indiferença nenhum de Seus requisitos” (Ibid.)

“Não é seguro fecharmos nossos olhos e endurecermos nossa consciência, de forma que não vejamos ou percebamos nossos pecados. Precisamos entesourar as instruções que temos recebido com respeito ao detestável caráter do pecado, a fim de que possamos nos arrepender de nossos pecados e confessá-los” (Ibid.)

Mãos à Bíblia

2 Samuel 15–18 conta a triste história de Absalão, o filho de Davi que se rebelou contra o governo de seu pai. Davi decidiu fugir para não transformar Jerusalém em um campo de batalha.

3. Leia 2 Samuel 15:13-29. O que esta passagem nos ensina sobre o caráter de Davi, mesmo nesse momento de perigo? Que papel teve Abiatar nesse episódio?

Carlington A. Clarke | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial