quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Abiatar - 11/11/2010 a 13/11/2010

Quinta, 11 de novembro

Aplicação
Preparados para uso santo


Podemos discutir se Abiatar estava ou não preparado para ser o sumo sacerdote. Contudo, precisamos também perguntar a nós mesmos se estamos preparados para ser filhos de Deus. Abaixo estão várias maneiras em que podemos estar preparados para a obra que Ele tem para fazermos:

Siga a direção de Deus em Sua Palavra (2Tm 3:16, 17). Quando tomamos o nome de cristãos, não podemos permanecer como estamos. Através da habitação do Espírito Santo, somos transformados à imagem de nosso Criador. Estudar a Palavra de Deus e aplicá-la a nossa vida é essencial para essa mudança.

Esteja disposto a mudar (Ez 36:22-28). Como povo de Deus, precisamos reconhecer que há um padrão que precisamos alcançar para ser considerados perfeitos por Jesus, nosso Senhor. A perfeição vem apenas de Deus, mas precisamos estar preparados para recebê-la dEle.

Reonheça que só Deus pode tornar você perfeito (Sl 18:32; Jo 17:23; 1Ts 5:23). Às vezes somos incapazes de discernir imediatamente Sua vontade para nossa vida; mas, se estivermos dispostos, Ele guiará nossos passos ao andarmos com Ele e Lhe permitirmos que nos guie. É importante nos lembrarmos de que esse processo dura toda uma vida.

Confie nEle (Sl 91:2; Pv 3:5, 6). É-nos assegurada Sua proteção quando fazemos isso.

Creia no poder dAquele que o(a) fortalece (Fp 4:13). Aqui é importante nos lembrarmos de que, por nós mesmos, nada podemos fazer (Jo 15:5).

Ande de maneira digna do elevado chamado (2Ts 1:11). Não siga o exemplo de Abiatar. Ele seguiu a Deus só por algum tempo. Após sua fidelidade na juventude, ele se colocou contra o ungido de Deus. Conserve os olhos em Jesus. Contemplando-O, seremos transformados (2Co 3:18).

Mãos à Bíblia

5. Após se tornar rei, como Salomão lidou com Abiatar e que razões ele deu? 1Rs 2:26, 27

Uma leitura superficial do verso pode dar a impressão de que Abiatar foi despedido por causa de uma profecia feita a Eli 100 anos antes (1Sm 2:30-36). Mas, na realidade, Deus sabe que escolhas livres faremos.

6. Compare essa história com a de Judas. Que princípio semelhante esteve em ação em ambos os casos? Explique essa predição à luz da remoção de Abiatar como sacerdote. Mt 26:14-16, 20-25

O fato de que Jesus sabia, desde o princípio, que Judas o trairia não O levou a afastá-lo. Como Abiatar, Judas não estava preparado para aceitar a vontade de Deus. A presciência não se traduz automaticamente em predestinação divina. As pessoas têm escolhas, como fizeram Judas e Abiatar. A presciência de Deus a respeito dessas escolhas não limita nossa liberdade de fazê-las.

Howard Kelly | Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial