Joabe - 17/11/2010 a 20/11/2010
Quarta, 17 de novembro
Testemunho
Verificação da realidade
Mandar torpedos enquanto se dirige ou qualquer outra atividade que leva à perda de vidas é condenada pela Bíblia. “Todos os atos de injustiça que tendem a abreviar a vida; o espírito de ódio e vingança, ou a condescendência de qualquer paixão que leve a atos ofensivos a outrem, ou nos faça mesmo desejar-lhe mal (pois ‘qualquer que aborrece seu irmão é homicida’); uma negligência egoísta de cuidar dos necessitados e sofredores; toda a condescendência própria ou desnecessária privação, ou trabalho excessivo com a tendência de prejudicar a saúde – todas estas coisas são, em maior ou menor grau, violação do sexto mandamento” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 308).
Joabe era cheio dos vícios mencionados na citação acima. A citação a seguir nos fornece uma verificação da realidade, para que não cometamos os mesmos erros que Joabe. “Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas ideias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v.1, p. 128).
“Não importa quão alta seja aquilo que dizemos que somos, se aquele cujo coração não está cheio de amor a Deus e aos semelhantes, não é verdadeiro discípulo de Cristo. Embora possua grande fé e tenha poder mesmo para operar milagres, todavia sem amor sua fé será de nenhuma valia. Poderá ostentar grande liberalidade; mas se ele por qualquer outro motivo que não o genuíno amor, entregar todos os seus bens para sustento dos pobres, o ato não o recomendará ao favor de Deus. Em seu zelo, poderia mesmo sofrer a morte de mártir, mas não sendo impulsionado por amor, seria considerado por Deus como iludido entusiasta, ou ambicioso hipócrita” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 318, 319).
Mãos à Bíblia
6. Que enviado de Davi foi morto por Joabe? Como a deslealdade de Joabe foi justificada? 2Sm 20:4-10
Amasa e Joabe eram primos (2Sm 17:25). Amasa era chefe das forças de Absalão. Depois que Joabe desobedeceu às ordens de Davi e matou Absalão (2Sm 18:5, 14), Davi desejou livrar-se dele. Então, prometeu a Amasa o alto comando de seu exército (2Sm 19:13). Porém, a exemplo do que fez com Abner, Joabe assassinou Amasa.
7. Como você vê a situação política em Israel nessa época? 2Sm 20:1, 2
O povo estava sendo levado a crer que a lealdade a Davi significava lealdade a Joabe. E ser leal a Joabe significava dar-lhe o direito de ser juiz, júri e executor.
Florence Kurema | Kakamega, Quênia
Marcadores: 17 de novembro, Joabe, lição escola sabatina, Quarta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial