Joabe - 15/11/2010 a 20/11/2010
Segunda, 15 de novembro
Evidência
Responsabilidade moral
Em 1994, o genocídio espalhou-se rapidamente por Ruanda. Quase um milhão de pessoas perderam a vida. Depois, em 2007, após as eleições, o Quênia experimentou uma onda de violência que deixou mais de mil pessoas sem vida. Como é que as pessoas podem cometer atos tão maus contra outros? Como é que as pessoas podem matar outros que antes consideravam como amigos? Como é que membros de uma família podem se destruir uns aos outros?
Corações duros. Essa é a única explicação para pessoas não sentirem qualquer remorso em prejudicar e matar o próximo. Não resistem a pensamentos maus. Joabe, como todo líder militar, era um homem duro. A vida exigia isso dele. No entanto, em certos momentos nos quais imaginou que poderia perder sua influência e poder para outros, foi além, agindo de modo completamente imoral.
Como comandante do exército de Davi, Joabe deveria saber que a força bruta nunca é suficiente para manter um governo. Ele poderia ter contribuído para a aceitação moral do novo rei, especialmente agindo de acordo com a lei de Deus. Entretanto, não fez isso, e desagradou profundamente a Davi. Ele é prova de que, embora uma pessoa possa ter uma posição de honra e confiança, se ela não respeitar os princípios de Deus em seu coração, sua obra será vã.
Onde quer que estejamos, o que quer que façamos, nosso foco principal precisa estar em Cristo, cuja presença em nosso coração através da habitação do Espírito Santo transforma nosso caráter pecaminoso, tornando-o um reflexo de Seu caráter sem pecado. “É para nosso bem que Deus nos chamou para a prática da abnegação por amor de Cristo, para levarmos a cruz, para trabalharmos e nos sacrificarmos a fim de buscar e salvar o que se havia perdido. Este é o processo de refinação do Senhor, pelo qual Ele refina o material de má qualidade a fim de que os preciosos traços de caráter que estavam em Cristo Jesus possam aparecer no crente” (Ellen G. White, Beneficência Social, p. 301).
Mãos à Bíblia
3. Como a resposta de Joabe à ordem de Davi expõe seu caráter? 2Sm 11:15-25
4. Joabe obedeceu às ordens de Davi para matar Urias, mas em 2 Samuel 18:5-15, ele resistiu. O que verificamos sobre o caráter de Joabe nesse episódio? Como ele pode ter racionalizado também essa ação?
Por ter o sangue de Abner em suas mãos, Joabe não tinha força moral para reagir apropriadamente e ajudar a salvar a vida de Urias. Ele fez o serviço sujo. Por outro, ele poderia contar isso como um trunfo em suas mãos contra o rei – um jogo sujo que é praticado até os dias de hoje. O cristão deve aprender a ser fiel aos princípios divinos em qualquer situação.
Norbert Kurema | Thika, Quênia
Marcadores: 15 de novembro, Joabe, lição escola sabatina, Segunda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial