quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Joabe - 18/11/2010 a 20/11/2010

Quinta, 18 de novembro

Aplicação
Brigas em casa


Brigas familiares são parte das circunstâncias que mancharam a vida de Joabe. Vemos o comandante militar em situações que deixaram Asael, Abner e Amasa mortos. Essas hostilidades giravam em torno da casa de Saul e da casa de Davi.

As desavenças familiares começaram imediatamente após o pecado (Gn 3:5-12) e perduram até hoje. Se deixadas livres, essas hostilidades facilmente servem como isca para o anzol do inimigo. Como cristãos, pertencemos à família de Deus. Em nossas igrejas, escolas, lares e contextos sociais precisamos aprender como lidar com brigas entre famílias, e, melhor ainda, a evitá-las totalmente. A seguir estão alguns princípios que irão nos ajudar.

Deixe outros participar do processo de cura. A dor da discórdia familiar se propaga, causando infelicidade a irmãos, pais, parentes e até amigos chegados. Geralmente a discórdia é acompanhada de inveja e vingança. Em tais casos, amigos e parentes têm papel ativo na cura da desavença. Eles podem ser facilitadores ou servir como mediadores entre dois grupos em discórdia. Ao fazê-lo, eles encorajam o processo de cura.

Seja um exemplo. “Nossas palavras, nossos atos, nosso traje, nosso procedimento, até a expressão fisionômica tem sua influência. Da impressão assim feita dependem consequências para bem ou para mal, que ninguém pode medir. Todo impulso assim comunicado é uma semente que produzirá sua colheita. É um elo na longa cadeia de eventos humanos que se estende não sabemos até onde. Se por nosso exemplo ajudamos a outros na formação de bons princípios, estamos lhes dando a capacidade de fazer o bem. Eles, por sua vez, exercem a mesma influência sobre outros, e estes sobre terceiros. Assim, por nossa influência inconsciente, milhares podem ser abençoados” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 339, 340).

Não busque vingança. Desavenças familiares são mais bem resolvidas amigavelmente do que empregando o princípio “olho por olho”. Toda vez que você encontrar membros de uma família brigando, chame-os ao diálogo, lembrando-se de que “a resposta calma desvia a fúria,mas a palavra ríspida desperta a ira.” (Pv 15:1).

Mãos à Bíblia

8. Qual foi a posição de Joabe em relação a Adonias? 1Reis 1

Davi já estava muito idoso. Adonias, como o filho sobrevivente mais velho, decidiu que era hora de providenciar sua coroação, com o apoio de Joabe (1 Reis 1:7). Porém, graças a Bate-Seba e ao profeta Natã, Davi declarou Salomão como co-regente. Joabe teve uma chance, porém se envolveu em uma segunda tentativa frustrada de golpe, o que o fez se agarrar ao altar do santuário. No entanto, o altar dava proteção apenas aos que matavam acidentalmente (Êx 21:14). O homem que viveu pela espada também morreu por ela (1Rs 2:28-35).

Samson Oguttu | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial