segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O “Homem de Deus” - 29/11/2010 a 04/12/2010

Segunda, 29 de novembro

Evidência

Obediência versus desobediência


Jeroboão deixou de aprender com o passado. Foi no auge de sua desobediência que “um homem de Deus” (1Rs 13:1) foi chamado para trazer um pronunciamento de juízo divino a um rei cujo reinado estava em estado de decadência moral.

A desobediência de Jeroboão era tão grande que ele “tentou” o homem de Deus ao mostrar-lhe favor. Mas o homem de Deus lhe respondeu: “Mesmo que me desse a metade dos seus bens, eu não iria com você, nem comeria nem beberia nada neste lugar” (1Rs 13:8). Assim, emergiu um notável contraste entre a obediência do homem de Deus e a desobediência do rei. Contudo, a história não termina aqui.

Um velho profeta partiu para encontrar o homem de Deus que estava voltando para Judá. Quando o velho profeta alcançou o homem de Deus, estendeu-lhe outro convite tentador semelhante ao do rei (1Rs 13:15). Novamente, o homem de Deus rejeitou a oferta; mas o profeta insistiu, afirmando que seu convite era o que o Senhor lhe havia revelado (verso 18). Assim foi que o homem de Deus foi convencido a ir para casa com o profeta e comer. Enquanto comiam juntos, a verdadeira palavra do Senhor veio ao velho profeta; e foi um pronunciamento de juízo sobre o homem de Deus (versos 21, 22). Assim foi que, em seu caminho para casa pela segunda vez, um leão o devorou. A razão é incerta quanto ao que levou o velho profeta a dar um enterro decente para o homem de Deus. Depois ele disse a seus filhos que o pronunciamento de juízo que o homem de Deus tinha trazido para Jeroboão “certamente” se cumpriria (verso 32). Jeroboão se recusou a renunciar à idolatria. Continuou a corromper o ofício sacerdotal. E, tão certo como a palavra do Senhor, sua queda veio.

A decisão de obedecer ou desobedecer não deve ser considerada trivialmente. Precisamos lutar contra a tentação de desobedecer à Palavra de Deus. Somente então seremos capazes de encontrar a força para resistir à tentação. “Dizei ao tentado que não olhe às circunstâncias, à fraqueza do próprio eu, ou ao poder da tentação, mas ao poder da Palavra de Deus. Toda a sua força nos pertence” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 181).

O homem de Deus cujo nome não é mencionado nos ensina que a obediência é verdadeiramente uma questão de vida ou morte!

Mãos à Bíblia

2. Qual foi a sentença contra o altar? Que lições imediatas se podem tirar dessa narrativa? 1Rs 13:1-6

Em meio aos movimentos políticos de Jeroboão, Deus interveio e Se fez ouvir, usando um profeta de Judá. O profeta é chamado de “homem de Deus”. Em sua mensagem, afirmou que o altar era ilegal e predisse que um descendente de Davi, chamado Josias, o profanaria. A segunda parte da mensagem fornece uma demonstração imediata do poder de Deus, garantindo assim o cumprimento futuro da profecia. Ante os olhos de todos, o altar se fendeu. Em vez de ser arrepender, Jeroboão apontou para o homem de Deus, ordenando prendê-lo. Mas sua mão se secou.

Madonna Lourdes D. Morenos-Felicitas | Silang, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial