Rispa - 26/11/2010 a 27/11/2010
Sexta, 26 de novembro
Vingança ou reconciliação?
A história de Rispa parece estranha, e seu papel nela não parece fazer sentido. Era vontade de Deus que seus filhos morressem para pagar pelo pecado do pai? Não parece certo que Rispa devesse ter sofrido a perda deles, sendo que não era deles a culpa pelo que aconteceu com os gibeonitas. O que essa história diz sobre o caráter de Deus? Contudo, enquanto estudava a história dela, encontrei algumas respostas.
Davi não ficou perambulando triste, pensando o que as pessoas iam fazer sem colheitas ou pastos para alimentar suas ovelhas e seu gado. Ele foi a Deus perguntar por que a fome estava acontecendo. Quando não entendemos o que está acontecendo em nossa vida, devemos buscar o conselho de Deus. Mas não devemos parar de buscar Seu conselho como Davi o fez. “Ao ceder aos gibeonitas, Davi não consultou a Jeová sobre o que deveria fazer... embora em geral seu caráter fosse justo e reto, se ele tivesse consultado a Jeová, algum modo mais feliz de ser justo poderia ter sido encontrado.”* Pelo fato de Davi não buscar o conselho de Deus em tudo, acabou reparando a brecha com os gibeonitas de uma forma que não honrou a Deus e a Seu caráter.
Depois de ele ter entregado os descendentes de Saul aos gibeonitas, Rispa poderia ter vingado a morte deles. Em vez disso, cumpriu seu dever de mãe ao proteger os corpos da desonra. Quando Davi ouviu falar de sua bravura, decidiu seguir o exemplo dela, honrando Saul, Jônatas e os enforcados com um sepultamento honroso. Foi quando isso foi feito que a fome terminou.
Não sabemos o que teria acontecido se Davi tivesse consultado a Deus uma segunda vez em vez de consultar apenas os gibeonitas. Mesmo assim, acho que podemos ver que a reconciliação com Deus foi alcançada quando foi mostrada misericórdia, não vingança. Isso não se aplica apenas a Rispa e Davi, mas a cada um de nós. A vingança nunca é a resposta. Se você deseja ser como Cristo, siga o exemplo de Rispa. Busque Sua paz e reconciliação. “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas” (Rm 12:18). Ao fazê-lo, refletimos o caráter de Deus.
*John Darby’s Synopsis. http://www.ewordtoday.com/comments/2samuel/darby/2samuel21.htm (acessado em 20 de agosto de 2009).
Mãos à obra
1. Considere a história de 2 Samuel 21:1-14 à luz do segundo mandamento – os pecados do pai são visitados sobre a segunda e terceira gerações.
2. Procure no dicionário o significado de fidelidade, dedicação e firmeza. Como elas são definidas e que exemplos delas você tem observado?
Bianca Acosta | Rancho Cucamonga, EUA
Marcadores: 26 de novembro, lição escola sabatina, Rispa, Sexta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial