quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rispa - 24/11/2010 a 27/11/2010

Quarta, 24 de novembro

Evidência
Fiéis para sempre

O livro de 2 Samuel é sobre um homem que estava tentando desesperadamente ser um grande líder, enquanto continuava sendo um homem de Deus. Infelizmente, ele era muitas vezes sabotado por sua humanidade falha. Personagens de apoio como Rispa fornecem paralelos convincentes, embora muitas vezes ignorados, com o personagem principal, Davi, que, apesar de seus pecados, permaneceu um homem segundo o coração de Deus – penitente, apaixonado e determinado. É provável que 2 Samuel tenha sido escrito por Natã, o profeta, e Gade, o vidente (1Cr 29:29). Além dessas, informações de outra fonte chamada “o livro de Jasar” podem ter sido incluídas (2Sm 1:18). Os eventos descritos em 2 Samuel ocorreram em 1004 e 971 a.C. E então, será que podemos aprender algo desses antigos eventos sobre um reino que o próprio Deus disse que iria durar para sempre?

Leia as palavras que Deus falou para o novo rei de Israel: “‘Você sempre terá descendentes, e eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará’ ” (2Sm 7:16). Davi morreu, e nenhum rei está reinando agora em Israel. Então o que durou para sempre? A Bíblia muitas vezes se refere a Jesus como o filho de Davi. As promessas são para sempre em Jesus Cristo. Jesus, o filho de Davi, por Sua morte e ressurreição, construiu um reino que durará para sempre. Pela fé podemos ser parte deste reino. Através de relatos como o de Rispa, que mostram pessoas comuns exercendo inabalável dedicação e fé, somos desafiados a devotar nossa vida a Jesus, o fundador do reino.

Através da vida aparentemente sem importância de Rispa, percebemos que nós também devemos viver nossa vida, por mais sem importância que pareça no grande esquema das coisas, com dedicação e força moral. Quando desafiados por circunstâncias desagradáveis, devemos extrair encorajamento de histórias tais como a de Rispa. Precisamos nos lembrar de que devemos perseverar até o fim para podermos viver para sempre no reino de Deus (Mc 13:13). Segundo Samuel nos lembra que Deus sempre cumpre Suas promessas. Nenhum pecado pode mudar isso. Cristo reinará por toda a eternidade – agora, em nosso coração, e por fim num novo Céu e numa nova Terra. Permanecendo fiéis a Ele, estamos escolhendo a vida – agora e para sempre (Dt 30:19).

Mãos à Bíblia

Davi consultou a Deus, e Ele lhe informou que a falta de chuva se devia à tentativa de genocídio dos gibeonitas, por Saul, quebrando uma aliança feita por Josué, que protegia os gibeonitas. É aqui que encontramos Rispa novamente. Seus dois filhos com o rei Saul estavam entre os selecionados para serem mortos, para que fosse alcançada a “expiação”. Embora seja difícil compreender isso, pelo menos podemos entender como Deus considera sérias Suas alianças. A morte dos descendentes de Saul foi também um juízo divino.

5. Que outros exemplos de coisas que não entendemos completamente encontramos na Bíblia? Apesar de não compreendermos, precisamos confiar na bondade e misericórdia de Deus, ainda assim?

6. O que Rispa fez quando seus filhos foram mortos? O que isso nos diz sobre ela? 2Sm 21:9, 10

Enock Mochache (auxiliado por Barbra e Josene) | Calhoun, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial