domingo, 28 de novembro de 2010

O “Homem de Deus” - 28/11/2010 a 04/12/2010

O “Homem de Deus”


“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2Pe 1:20, 21).

Prévia da semana: Chamado para cumprir uma missão, o profeta se desviou de suas ordens iniciais e sofreu sérias consequências. Sua experiência é um alerta contra a mania atual de cada um fazer as coisas do seu jeito.

Leitura adicional: Profetas e Reis, p. 101–108.

Domingo, 28 de novembro

Introdução
Liberdade de escolha na obediência

Os behavioristas contestam que a palavra “vontade” descreva alguma coisa significativa. Sustentam que respondemos a estímulos e situações, em vez de a alguma liberdade de escolha. Chamam isto de processo estímulo-resposta. “Quando um estímulo é percebido, uma pessoa pode ter mais de uma forma de reagir, mas escolhe a opção que foi reforçada no passado. O reforço geralmente ocorre através de um sistema de recompensas e punições, ou de resultados bons e maus.”* O ponto de vista bíblico se opõe diretamente a este conceito.

Antes de Adão e Eva pecarem, não conheciam o mal, muito menos as consequências dele. Podiam escolher livremente, pois o próprio Deus lhes deu essa liberdade. Infelizmente, eles escolheram pecar. Ainda temos liberdade de escolha, mas nossa natureza agora é pecaminosa, e por isso temos a tendência de seguir nossos impulsos em vez de nossa consciência. Permitir que o Espírito Santo entre em nossa vida faz a diferença. Ele nos guia na escolha da direção certa que nossa vida deve tomar quando desejamos que os propósitos de Deus se cumpram nela.

Às vezes é fácil escolher a favor de Deus, mas às vezes pode ser muito mais difícil. Durante essas ocasiões, muitas vezes bloqueamos as sugestões do Espírito Santo. Precisamos dar outra olhada na obediência exemplificada por Jesus. Na noite anterior à cruz, Ele diz a Seus amigos: “Se vocês obedecerem aos Meus mandamentos, permanecerão no Meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de Meu Pai e em Seu amor permaneço” (Jo 15:10).

Ser obediente a Deus resulta num relacionamento transformador com Ele. Como Jesus, podemos, pelo poder de Seu Espírito, andar no caminho da vontade divina. Nós nos deleitaremos em fazer o que Lhe agrada. Jesus foi fiel até a morte – cumprindo Seu dever até o fim. E, por causa de Sua obediência, temos a esperança da vida eterna. Jeroboão está em completo contraste com Jesus. Ao você estudar esta semana sobre um profeta de nome desconhecido, pergunte a si mesmo o que você vai escolher: seguir o dever ordenado por Deus ou suas próprias inclinações pecaminosas?

*The Popular Science, vol. 5 (Republic of China: Grolier International, Inc., 1991), p. 299.

Mãos à Bíblia

1. Que semelhanças existem entre o episódio do bezerro de ouro em Êxodo 32 e o bezerro de ouro de Jeroboão? Veja 1Rs 12:25-33

A história de Jeroboão deveria ter servido de advertência à igreja cristã primitiva; porém, aconteceu a mesma coisa. Os mandamentos de Deus foram mudados devido a influências políticas ou sociais. A veneração dos santos foi introduzida a fim de tornar mais visual a adoração a Deus. Hoje, como igreja, enfrentamos muitos desafios semelhantes.

Girlie G. Sumawang | Guimba, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial