quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O “Homem de Deus” - 02/12/2010 a 04/12/2010

Quinta, 2 de dezembro

Aplicação
Dicas de obediência


Na lição de hoje, vamos estudar algumas dicas sobre como ser obedientes.

Não seja teimoso. Os israelitas eram um povo obstinado (Êxodo 32). Às vezes nós também o somos. Quando nossos pais nos diziam o que fazer, nós lhes desobedecemos. Mas, devido à natureza humana caída, nossos pais também podem cometer erros. Não é obrigatório obedecer-lhes, se o que eles estão exigindo é contrário à Palavra de Deus. João 14:15 é claro: “Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos”.

Tenha a motivação adequada. Quando obedecemos a certas ordens de nossos pais, eles às vezes nos recompensam. Quando eu era criança, meu pai me dizia que se eu estudasse minhas lições e tirasse notas altas, ele compensaria isso em meu aniversário. Sendo uma criança, eu não conseguia resistir. As recompensas, contudo, não devem ser a única força que nos impele a obedecer. No que diz respeito a obedecer a Deus, nosso amor por Ele deve ser nossa motivação.

Leia a Bíblia regularmente. Neste mundo agitado, estamos tão ocupados com tantas coisas, que há dias em que pulamos o estudo da Bíblia. Contudo, ao ler a Palavra de Deus diariamente, passamos a conhecê-Lo e a compreender Sua vontade.

Quando tropeçar, levante-se e continue em frente. Às vezes nos desviamos do caminho estreito da obediência. Quando pedimos perdão, endireitamos as coisas e aproveitamos as oportunidades que Ele nos concede, encontramos paz e alegria que só Ele pode trazer. Muitos se afastam de seus pais e preferem ficar com os colegas. Mas, muitas vezes, esses supostos amigos os levam ao mau caminho. A boa notícia é que Deus ainda lhes dá a chance de uma nova vida, se tão-somente estiverem dispostos a se submeter a Ele.

Siga a Deus apesar da oposição. As agências de Satanás irão testar seus limites e ver até onde podem chegar conosco. João 15:21 diz: “Tratarão assim vocês por causa do Meu nome, pois não conhecem aquele que Me enviou”. Se, contudo, conhecemos a Jesus, Ele estará conosco a cada passo do caminho.

Mãos à Bíblia

7. O homem de Deus enfrentou duas tentações. A primeira, a que ele resistiu poderosamente, veio do rei; a segunda, à qual sucumbiu, veio do velho profeta. Que lição podemos extrair desse fato? 2Tm 4:3; 2Pe 2:1; Jd 4-16

A maior ameaça para nossa fé muitas vezes vem daqueles que afirmam falar em nome de Deus. É fundamental ter uma clara palavra do Senhor. Precisamos estudar a Bíblia por nós mesmos. Um verdadeiro profeta ou mestre não contradirá outra revelação inspirada. Ele irá encorajar a obediência, e nunca a desobediência. Finalmente, podemos julgar os profetas e mestres pelos resultados de seu ensino a seu público e em sua própria vida.

8. Que acontece em seguida, e que lições existem para nós? 1Rs 13:20-34

Raleigh Herbert G. Ampuan | Sta. Ana, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial