sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O “Homem de Deus” - 03/12/2010 a 04/12/2010

Sexta, 3 de dezembro

Opinião
Liberdade e Obediência

“Obedeça antes de reclamar” é um princípio bem conhecido nos círculos militares. “Um bom líder é um bom seguidor” – é o ditado das pessoas sábias. Em qualquer organização há regras a ser seguidas. Alguns tentam alterar essas regras, mas, no final, haverá consequências por fazê-lo. É por isso que os cristãos enfatizam a necessidade de obediência para conservar a confiança e o amor. Muitos jovens escolhem pensar que a obediência sufoca sua liberdade de escolha, em vez de entender as vantagens da obediência.

Certo sábado, observei na igreja uma criança sendo completamente desobediente. Finalmente, a mãe teve de sair do culto para disciplinar a criança. Enquanto eles estavam saindo, não pude deixar de pensar na dor que a mãe estava sentindo pelo filho e como sua dor era como a dor que Deus sente por nós quando vivemos de maneira contrária à Sua lei.

Muitas vezes nos vemos sofrendo os resultados de más decisões que tomamos, decisões que foram contra os princípios de nossa fé. Pior é quando não admitimos nossos erros e tentamos esconder o que fizemos. Isso causa mais dor, inquietude e culpa. Por que vivemos dessa forma quando temos a promessa de que o Espírito Santo nos guiará? Perguntei à minha classe da escola sabatina certa vez: “Se verdadeiramente amamos a Deus, é realmente difícil seguir Suas palavras?” (Ver João 14:15.) Alguns disseram que não, outros que sim. Então alguém disse: “Não é difícil fazer a vontade de Deus, mas é difícil vencer nossa natureza humana pecaminosa”.

Nossa natureza humana pecaminosa torna bastante difícil para nós o escolhermos o que é certo. Preferimos satisfazer o desejo de nosso coração. Contudo, quando o Espírito Santo vive em nosso coração, então somos capazes de escolher o desejo de Deus para nós. Deus nos deu a lei porque nos ama e sabe o que é melhor para nós. Sua lei é baseada no amor. Leia Mateus 22:34-40.

Mãos à obra

1. Acrescente uma ou duas gotas de corante alimentício à água e misture bem. Continue adicionando gotas de corante e misturando, notando quanto você precisa acrescentar antes que a água mude de cor. Imagine que o corante é veneno. Quanto você precisaria acrescentar para que não pudesse beber a água? De que forma a desobediência é como veneno em nossa vida?
2. Converse com um amigo sobre uma área em sua vida na qual você está lutando para obedecer à vontade de Deus. Peça a esse amigo que ore com você, por você e que seja alguém a quem você precise prestar contas de seus atos nesta área.
3. Anote 10 promessas onde Deus declara que estará conosco. Com um amigo, decore uma ou duas dessas promessas.
4. Peça a três pessoas que definam a palavra obediência. Como as definições se encaixam na lição desta semana?

Samuel D. Bagano Jr | Muntinlupa, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial