quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A Queda em Pecado - 16/10/2008 a 18/10/2008

Quinta

Aplicação
A solução perfeita


6. Como o Senhor Se aproximou de Adão e Eva depois do pecado? Qual era o propósito das perguntas que Ele lhes fez? Gn 3:8-13

7. Qual é a reação de Deus diante do pecado? Ef 5:6. Como devemos entender a idéia da ira de Deus?

Devemos manter em mente várias coisas quando falamos da ira de Deus. Primeiro, a nossa ira é freqüentemente irracional e prejudicial. A ira de Deus não é afetada pelo pecado e seu principal objetivo é curar (Hb 12:6; Ap 20:15–21:1). Segundo, a ira de Deus contra o pecado humano testemunha que Ele nos leva a sério, que não nos ignora – mesmo quando nos rebelamos. O ato de ignorar as pessoas pode revelar desrespeito, até desinteresse. Ele reage ao nosso pecado, e assim fazendo, Deus nos diz que somos importantes para Ele. Terceiro, a ira não é um atributo permanente de Deus, mas Sua reação à presença irracional do pecado e do mal. Existe sempre uma razão para ela; o pecado provoca Sua ira (Dt 4:24, 25). Então, essa reação é momentânea, enquanto Seu amor dura para sempre (Is 54:8).
Algo em nosso coração clama por reconciliação com Deus sem tentarmos escapar da realidade de nossa condição pecaminosa. Felizmente, a Bíblia tem a solução perfeita para esse problema. O plano da salvação incorpora tanto a realidade crua de nossos pecados e da separação de Deus como a esperança de que Ele amorosamente nos chama para vivermos por meio da expiação que Ele fez para o pecado. Se verdadeiramente entendermos mesmo os conceitos básicos que estão por trás do sacrifício de Cristo e aplicarmos esses conceitos a nossa vida de maneira prática, poderemos na verdade passar cada segundo num relacionamento íntimo com Deus que inclui a sólida esperança de nossa salvação final.

Eis aqui algumas sugestões práticas para tornar essa idéia uma realidade em sua vida:

1. Medite diariamente sobre o amor que Deus tem por você pessoalmente. “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).
2. Encontre maneiras práticas de aplicar à sua vida o conhecimento desse amor. Faça a você mesmo perguntas como: Se Deus me amou o suficiente para morrer por mim, será que esse pecado que está me causando tanta culpa pode ser grande demais para impedir que Ele me ame intensamente?
3. Quando você chegar a um ponto em que seus pecados o oprimem, escolha pedir perdão, jogar seu pecado e sua culpa sobre Deus e permanecer firme em Suas promessas de esperança. Permita que essa permanência firme seja uma constante condição do coração. “Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as Suas promessas. Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem” (Hb 10:22-24).

Melissa Blackmer | Burtonsville, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial