terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Queda em Pecado - 15/10/2008 a 18/10/2008

Quarta

Evidência
Vida gratuita para todos

5. Como a morte entrou no mundo? O que provocou isso? Qual é a nossa única saída? Rm 5:10-21

A morte e o sofrimento vieram ao mundo como resultado do pecado. Ninguém nascido e criado neste planeta escapa à dor e ao sofrimento. A morte é tão poderosa que, mesmo antes de passarmos por ela, sentimos sua presença pela dor física, emocional e psicológica produzida pela doença, incerteza e medo. Como resultado, a qualidade da vida é debilitada e aparece a depressão. O fenômeno da doença, outro resultado do pecado, é descrito como algo que nos leva “à beira da sepultura”, fazendo-nos ser “contado[s] entre os que descem à cova” (Sl 88:3, 4, NVI). A incursão da morte sobre a existência humana diária é parte do sofrimento diretamente associado ao fenômeno do pecado.

Em sua carta aos romanos, Paulo se refere a si mesmo como apóstolo aos gregos e gentios e discute extensivamente o tópico da justiça pela fé. Talvez ele estivesse procurando salientar aos gregos e gentios que a vida eterna estava disponível por meio de Cristo não só para os judeus, mas para todos os que cressem nEle.

O homem através de quem o pecado entrou no mundo foi Adão (Gênesis 3). A queda de Adão marcou o início da espiral descendente da degeneração moral da humanidade. Desde então, os seres humanos têm herdado, involuntariamente, uma natureza pecaminosa “caída” (Sl 51:5). Ao longo de sucessivas gerações, os seres humanos parecem inventar mais formas de se rebelar contra Deus e Sua lei. O abismo entre o justo Deus e os seres humanos está aumentando a cada geração, à medida que os seres humanos continuam a se separar de seu Criador. Logo após a queda de Adão, seu próprio filho cometeu o primeiro assassinato (Gn 4:8). Os descendentes de Caim tinham total desconsideração pelo Senhor. Pelo tempo de Noé, a impiedade era tanta que Deus Se arrependeu de ter criado os seres humanos e precisou destruí-los (Gn 6, 7). A Terra parecia ter sido purificada, mas só por pouco tempo. A história da destruição de Sodoma e Gomorra devido a sua degeneração é mais uma prova de quão inclinados ao pecado os seres humanos são na realidade.

Hoje em dia, os resultados do pecado são evidentes para onde quer que olhemos. Há abundância de guerras e ameaças de terror. As pessoas se matam umas às outras por drogas; e em alguns países, motoristas irados atiram nos que se interpõem em seu caminho. Daí vem o desesperado clamor de Paulo por livramento, em Romanos 7:24.

Mas Deus tem uma saída. “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!” (Rm 7:25). Cristo é nossa saída da difícil situação do pecado. Leia Romanos 5:6, 8, 19. A morte de Cristo resolveu o problema do pecado para sempre. Quando Ele disse na cruz: “Está consumado” (Mt 19:30), a vitória foi ganha. Agora podemos ser “reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho” (Rm 5:10). O abismo entre nós e Deus foi abolido no Calvário.
Lucille-Nonhlanhla Mlalazi | Cidade do Cabo, África do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial