domingo, 12 de outubro de 2008

A Queda em Pecado - 13/10/2008 a 18/10/2008

Segunda

Exposição
Seres humanos caídos

3. De acordo com 2 Pedro 2:19 e Romanos 6:16, o que o pecado faz aos pecadores?

Na busca de autonomia, Adão e Eva trocaram o senhorio de Deus pelo senhorio escravizante e corruptor de Satanás. O pecado se tornou um poder universal, do qual não poderiam escapar sem ajuda (Rm 5:12).

4. De acordo com Romanos 3:9-18, qual é a verdadeira situação da humanidade sob o reinado do pecado?

A natureza, como também os seres humanos, existe em uma condição corrompida por causa do pecado. Foi necessária a manifestação de um poder externo à existência humana e à própria natureza, com a capacidade de redimir o mundo caído. Isso aconteceu por meio de Cristo.

Desligando-se de Deus (Gn 1–3). Quando Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus, caíram de seu elevado status para uma posição de degradação e corrupção. Sua desobediência teve o mesmo efeito que tentar desafiar a lei da gravidade. Qualquer tentativa de violar essa lei ao pular de um edifício alto está fadada a resultar em graves ferimentos. Ao pecar, portanto, Adão e Eva feriram gravemente a si mesmos e a toda a humanidade.

Sendo o criador da vida, Deus nos deu leis que regulam essa vida. Essas leis, quando obedecidas, criam harmonia e bem-estar. Ele criou os seres humanos para que tivessem íntima comunhão com Ele. Portanto, Deus é uma realidade da qual a vida não pode ser desconectada.

O pecado tem a ver com tentativas de desconectar-se da realidade de Deus. O pecado pode ser definido de várias formas: (1) transgressão da lei de Deus ou iniqüidade (1Jo 3:4); (2) errar o alvo (Rm 3:23); e (3) qualquer “desvio da vontade conhecida de Deus, quer por negligência em fazer o que Ele ordenou especificamente, quer por fazer o que Ele especificamente proibiu”.* Mas, a despeito da maneira como definimos o pecado, ele degrada os seres humanos e os priva de sua dignidade, liberdade e valor dados por Deus. Daí a “queda” em pecado. A Bíblia mostra que os seres humanos estão numa situação sem remédio e que a única saída dessa situação é a expiação de Cristo.

Em Gênesis 1, lemos como Deus criou os céus e a Terra. É significativo que o relato da Criação tenha sido muitas vezes pontuado pela partícula modificadora “bom” (Gn 1:4, 10, 12, 18, 21, 25). Isso nos diz que não havia nada de errado com o que Deus criou.

Além disso, Deus coroou Sua obra ao criar os seres humanos à Sua própria imagem (Gn 1:26, 27). Após criar os seres humanos, Deus declarou que tudo que Ele fez era “muito bom” (Gn 1:31). Os seres humanos são especiais porque são criados à imagem de Deus. Ellen White descreve o ser criado à imagem de Deus como ter individualidade e a “faculdade... de pensar e agir” (Educação, p. 17). Os seres humanos devem refletir essa imagem de Deus vivendo de acordo com Sua lei, que é o transcrito de Seu caráter e “a norma pela qual o caráter e vida dos homens serão aferidos no juízo” (O Grande Conflito, p. 482).

Em Gênesis 2, vemos como Deus criou os seres humanos e fez provisão para eles. Foi para eles que Deus estabeleceu o sábado (Gn 2:1-3), o casamento e a família (Gn 2:18-25). A intrusão do pecado prejudicou tudo isso. De maneiras mais complexas, o pecado continua a deformar, distorcer e deturpar a vida humana, e não sem efeitos devastadores sobre a criação de Deus como um todo.

Gênesis 3 trata da queda em si, com suas trágicas conseqüências. A imagem de Deus está agora deformada e maculada. O relacionamento rompido com Deus causa relacionamentos rompidos dos seres humanos entre si e dos seres humanos para com o resto da criação. Por toda parte pode ser vista a devastação e miséria que vem com tudo isso.

O poder de curar os rompimentos (Rm 3:9-18; 5:10-21; 6:16; 2Pe 2:19). Paulo deixa claro que o pecado de Adão é também o pecado de sua posteridade. Assim, sofremos as conseqüências do pecado de Adão e de nosso próprio pecado (Rm 5:12). Ninguém pode escapar. Ninguém é livre. Ninguém entende. E ninguém tem qualquer vestígio de capacidade para fazer o que é correto. Todos são inclinados para o mal (Rm 3:9-18).

Além disso, Paulo salienta que os seres humanos são completamente impotentes para se libertarem da penalidade, do poder e da presença do pecado. Eles precisam de um poder fora de si mesmos. Deus proveu esse poder, e é dessa provisão que o evangelho trata. Os efeitos do pecado só são revertidos por Cristo através de Seu sofrimento (Rm 5:15-21). Essa é a natureza essencial da fé cristã: Deus, contra quem todos pecaram, tomou a iniciativa de reconciliar os seres humanos pecadores consigo mediante um incrível custo para Si mesmo.

Tanto Paulo quanto Pedro têm uma forma de mostrar como o pecado domina todos os seres humanos que não estão ligados a Cristo. Fora de Cristo, os seres humanos são escravos do pecado e totalmente depravados (Rm 6:16; 2Pe 2:19). Em Romanos 7:24 Paulo exclama: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” E qual é a resposta? Cristo. Ele sofreu ao máximo para efetuar a reconciliação e a reparação entre Deus e os seres humanos. Ele nos ama o suficiente para ser o próprio sacrifício pelo pecado. Atua para reverter e finalmente erradicar o pecado, não apenas daqueles que O aceitam, mas de todo o Universo. A promessa inicialmente feita em Gênesis 3:15 se cumpre nEle.

Pense nisto
1. Por que tantas pessoas que professam fé em Cristo parecem viciadas em coisas que tornam a vida difícil para elas próprias e para outros?
2. Você acha que é um agente moral livre? Explique sua resposta.

* Seventh-day Adventist Bible Dictionary, ed. rev., 1979, p. 1.042.

Zacceaus Mathema | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial