domingo, 12 de outubro de 2008

A Queda em Pecado - 12/10/2008 a 18/10/2008

A QUEDA EM PECADO

“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7:24).


Prévia da semana: Embora as coisas tenham parecido horríveis no jardim, Deus nos dá a oportunidade de escolher a submissão a Ele em lugar da submissão ao inimigo.


Domingo

Introdução
A liberdade vem da obediência

1. Que evidência bíblica, em Gênesis 1–3, apóia a idéia de que Adão e Eva se rebelaram contra Deus? (Veja, por exemplo, Gn 2:16, 17; 3:2, 3, 6)

Eles não só violaram abertamente um mandamento divino, mas, no processo da desobediência, trocaram sua lealdade. Eva ouviu o raciocínio do inimigo e o julgou mais confiável que a palavra explícita de Deus. Ela concluiu que o mandamento divino era muito restritivo, e que, a fim de alcançar seu potencial mais elevado, tinha que declarar independência de seu Criador. Isso foi rebelião. Adão ouviu a voz de sua esposa, de preferência à voz de Deus, e se uniu a ela na rebelião.

2. Quais foram alguns dos resultados imediatos do pecado, especialmente quando são entendidos como rebelião contra Deus? Is 59:2; compare com Gn 3:23, 24.

“Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente” (Sl 84:11).

Ignace Paderewski (1860-1941) foi um dos maiores pianistas que já existiram. Quando ele entrava no palco, uma onda de silêncio caía sobre o auditório, um silêncio que durava até que ele saísse. Ninguém que ouvisse uma de suas execuções jamais a esquecia. Quando ele morreu, o mundo ficou de luto. Paderewski era capaz de produzir música tão doce quanto o mel recém-tirado da colméia, porque se submetia às leis da melodia, da harmonia, do ritmo, do tempo e do contraponto.

Será que Paderewski seria tão obediente a essas leis na sociedade de hoje – uma sociedade que geralmente não quer ter nada que ver com a lei? Ainda hoje, muitos cristãos acreditam que as leis de Deus foram cravadas na cruz e, como resultado, não precisamos mais obedecê-las.

Mas o que Jesus ensina quanto a esse assunto? Em Mateus 5:17, Ele diz: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir” (NVI).

Todo mundo sabe que, se não houvesse leis de trânsito, as estradas seriam caóticas e dirigir seria extremamente perigoso. Dirigir para o trabalho seria o mesmo que cometer suicídio. Os semáforos e sinais de trânsito existem para proteger tanto a nós mesmos quanto a outros motoristas. Os semáforos garantem que o tráfego se mova de maneira organizada e ordenada. Da mesma forma, os dez mandamentos de Deus não têm a função de impedir que desfrutemos a vida; ao contrário, existem para conservar-nos seguros e para ajudar-nos a desfrutar a vida ao máximo. Eles nos protegem e permitem que vivamos harmoniosamente com Deus e com nosso próximo. Deus não nos impediria de fazer nada que seja para o nosso bem. Se todos obedecêssemos a Suas leis, este mundo seria um lugar muito mais seguro e feliz.

Nesta semana estudaremos o que aconteceu e continua a acontecer como resultado de se negligenciar a lei de Deus.

Solwazi Khumalo | Pretória, África do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial