quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Geazi - 16/12/2010 a 18/12/2010

Quinta, 16 de dezembro

Aplicação
Errando o alvo


Uma das definições hebraicas de pecado é “errar o alvo”.* Nesta semana, estamos estudando sobre como Geazi errou o alvo. Há várias outras histórias na Bíblia que nos mostram como outras pessoas também “erraram o alvo”.

Na parábola da festa de casamento, Jesus apresenta um exemplo prático de como não errar o alvo. As roupas nupciais que as pessoas deviam usar quando iam a um casamento simbolizavam a justiça que precisamos ter para entrar no reino de Deus. Contudo, precisamos realmente vestir a veste de justiça. Fazemos isso quando o Espírito Santo transforma nosso caráter à imagem do caráter de Deus. O homem que veio ao banquete de casamento sem usar a veste que lhe foi provida simboliza as pessoas que na realidade não aceitam a justiça de Cristo como sua. Esse homem errou o alvo, e nós também o fazemos se deixamos de aceitar a justiça de Cristo para nós.

Como podemos estar certos de que não vamos errar o alvo? A seguir estão algumas sugestões:

Reconhecer nossa necessidade de Cristo (Jo 3:3; Rm 7:16). Não podemos nos tornar a nós mesmos bons. Precisamos, como disse João Batista, do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29).

Arrepender-nos (At 3:19). O arrependimento significa que nos entristecemos por nosso pecado e o abandonamos. A oração que Davi escreveu no Salmo 51 após sua queda ilustra a natureza da verdadeira tristeza pelo pecado. Tome tempo para lê-la agora.

Confessar (Pv 28:13).
Deus só pode nos perdoar se confessarmos nossos pecados e os abandonarmos. Devemos confessar nossos pecados tanto a Deus como àqueles contra quem pecamos.

Consagrar-nos (Jr 29:13). Precisamos separar para Deus tudo o que somos e tudo o que temos. “O coração inteiro tem de render-se a Deus, ou do contrário não se poderá jamais operar a transformação pela qual é restaurada em nós a Sua semelhança” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 43).

Crescer (Jo 15:1-8; 1Pe 2:2). “No dom incomparável de Seu Filho, Deus envolveu o mundo todo numa atmosfera de graça, tão real como o ar que circula ao redor do globo. Todos os que respirarem esta atmosfera vivificante hão de viver e crescer até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus” (Idem, p. 68).

* “Sin”, SDA Bible Dictionary, p. 1042.


Mãos à Bíblia

10. Ouvimos falar de Geazi pela última vez em 2 Reis 8:1-6. O que o ex-servo de Eliseu estava fazendo?

11. Que relacionamento é realmente eficaz, e por quê? Jr 9:23, 24

Eliot Mairura Masongo | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial