domingo, 12 de dezembro de 2010

Geazi - 12/12/2010 a 18/12/2010

GEAZI


“Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-No e apeguem-se a Ele” (Dt 13:4).

Prévia da semana:
Geazi tinha um futuro brilhante, não fosse sua ganância. Sua vida é um triste exemplo do que o amor ao dinheiro pode fazer à vida dos filhos de Deus.

Leitura adicional: Profetas e Reis, p. 238–239 e 250–252; Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 336; Conselhos Sobre Mordomia, p. 111–113.
Domingo, 12 de dezembro
Introdução
Ou uma ou outra


Parece que o dinheiro e a ganância muitas vezes vêm de mãos dadas. A necessidade real ou imaginária que as pessoas sentem por dinheiro pode fazer com que tomem atitudes desesperadas. Quando a lição desta semana estava sendo escrita, muitas pessoas ainda estavam cambaleando devido a uma séria crise na economia mundial. Pelo fato de algumas pessoas terem perdido seu emprego e sua casa, roubaram bancos, soltaram seus animais de estimação ou, em alguns casos extremos, se suicidaram e até mataram sua família. Além disso, muitos mestres da malandragem enganaram pessoas, fazendo-as pensar que eles podiam ajudá-las a sair da esmagadora dívida em que estavam, e as deixaram numa situação pior que a anterior.

A Bíblia não nos deixa desinformados sobre os perigos do dinheiro e sobre a ganância que ele causa em algumas pessoas. Nos próximos seis dias, estudaremos sobre Geazi e como sua ganância pelo dinheiro basicamente arruinou sua vida. Ele desejava ter ambas as coisas – estar no serviço do Senhor enquanto conspirava sobre como podia ficar rico sem considerar a maneira aprovada por Deus para lidar com as coisas.

Em vez de servir a seu senhor, Eliseu, de maneira honrosa, Geazi decidiu ir em busca de seu próprio desejo egoísta (2 Reis 5:20-27). Infelizmente, carregou para a sepultura os resultados miseráveis de sua ganância.

No Novo Testamento, há uma história semelhante. Conquanto os personagens e a situação sejam muito diferentes, a motivação e os resultados foram os mesmos. Leia Atos 5:1-11.
Ao estudar a lição desta semana, pergunte-se: De que maneira posso ser tentado como Geazi ou como Ananias e Safira?

Mãos à Bíblia

1. Escreva uma breve descrição da função de um servo, com base nos versos seguintes: Gn 24:2-4; 39:4-6; Lc 14:17; 17:7, 8; At 2:18

Ser um servo significava colocar de lado os próprios desejos, vontade e conforto para se dedicar a uma outra pessoa. Geazi era servo do profeta Eliseu. Não há registro de que Geazi tenha sido chamando para ser profeta, mas veremos as oportunidades que lhe foram dadas. O próprio Eliseu havia atuado como servo de Elias (1Rs 19:19-21), demonstrando qualificação para o futuro ministério. Essa ideia de servo não se limita ao Antigo Testamento. A disposição de servir era uma condição prévia para a liderança na igreja (Mc 9:35).

2. Qual é a relação bíblica entre liderança e serviço? Jo 13:1-17

Pôr a si mesmo de lado e servir humildemente aos outros é o grande desafio da vida cristã.

Daniel Maingi Mbuku | Nairóbi, Quênia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial