Geazi - 13/12/2010 a 18/12/2010
Segunda, 13 de dezembro
Evidência
Incerto e ganancioso
A inclinação para dar a alguém um nome significativo é uma prática comum hoje, assim como o era nos tempos bíblicos. O nome Geazi é derivado de uma palavra hebraica que significa “incerto”.1 E foi isso que Geazi demonstrou ser.
Quando encontramos Geazi pela primeira vez em 2 Reis 4:1-37, ele parece ser um servo de princípios, cuja amabilidade é inquestionável. Em 2 Reis 4:13, Eliseu pergunta a uma mulher sunamita sem filhos o que ele pode fazer por ela em retribuição por sua hospitalidade. A princípio, ela se recusa a aceitar qualquer retribuição, dizendo: “Habito no meio do meu povo”. Essa resposta “transmite a ideia de que ela estava perfeitamente satisfeita. Ela estava vivendo em paz com seu próprio povo e não tinha desavenças com vizinhos, nem quaisquer assuntos que não pudessem ser resolvidos com seus amigos”.2 Depois, Eliseu perguntou a Geazi o que eles poderiam fazer por ela. Geazi respondeu, dizendo: “‘Bem, ela não tem filhos, e seu marido é idoso’” (verso 14). A resposta de Geazi foi um sinal de compaixão e simpatia, que são traços que o Espírito Santo ajuda uma pessoa a desenvolver. Geazi estava essencialmente dizendo: “Tenha misericórdia dela”.
Contudo, quando vamos para 2 Reis 5, lemos como Geazi corre atrás de Naamã com más intenções que levaram à sua queda. Sua atitude de compaixão vacila à medida que seu amor pelo dinheiro o vence. Quando Naamã o vê, desce de sua carruagem e pergunta se tudo está bem (2Rs 5:21). Leia a mentira que Naamã conta no verso 22. Naamã, que não suspeitou de nada, estava tão agradecido por ter sido curado que deu a Geazi o dobro do que ele pedira, mais dois de seus próprios servos para ajudar a carregar os presentes para casa.
Quando Geazi chega em casa, conta ainda outra mentira. Leia os versos 24 a 27. As palavras finais de Eliseu para Geazi pronunciam uma sentença fatal sobre ele como um exemplo para nós todos dos perigos da ganância e do amor ao dinheiro.
1. “Gehazi”, Seventh-day Adventist Bible Dictionary, p. 408.
2. The SDA Bible Commentary, v. 2, p. 868.
Mãos à Bíblia
3. Na história da mulher sunamita, qual foi o papel de Geazi? Que oportunidades lhe foram dadas por Eliseu? 2Rs 4:8-17
4. Em comparação à história anterior, que mudança teve Geazi? 2Rs 4:18-31
Posteriormente, parte da sensibilidade que Geazi possuía parece ter desaparecido. Quando a mulher passou correndo por ele e se lançou aos pés de Eliseu, Geazi tentou afastá-la. Parecia não ver sua profunda angústia, como Eliseu via.
Charles Nyaranga | Kitui, Quênia
Marcadores: 13 de dezembro, Geazi, lição escola sabatina, Segunda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial