sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Vitória sobre o pecado - 13/08/2010 a 14/08/2010

Sexta, 13 de agosto

Opinião
A bela conjunção

A palavra “mas” é uma conjunção. Falando de maneira geral, qualquer termo que venha após a palavra “mas” nega o que foi dito antes dela. “Essa foi uma bela tentativa, mas você devia ver como meu filho faz isso”. Ela também funciona de outra forma, e essa é a maneira em que ela funciona no último verso de nosso capítulo de estudo para esta semana. Se fôssemos ler a primeira parte deste verso sozinha, ficaríamos desesperados. “Pois o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). Mas então vem a bela conjunção: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23).

Como seres caídos, somos circundados pelo pecado e seus efeitos. Por nós mesmos, não há maneira de evitá-lo, e a Bíblia nos diz que todos sucumbiram à tentação (Rm 3:23; 5:12). A boa notícia é que Jesus venceu a morte e o pecado e nos oferece essa mesma vitória. Simplesmente, temos de saber como ter acesso a ela.

A escritora Shelly Quinn escreveu: “Preciso reconhecer minha dependência absoluta e total de Jesus Cristo para que Ele realize em mim uma obra que me capacite a andar nos mandamentos de Deus.”1 Nosso papel é deixar as coisas acontecerem e permitir Deus agir. Não há nada tão simples e ao mesmo tempo tão difícil! Nós nos vemos tentando valentemente alcançar nossa própria vitória sobre o pecado tentando ser bons.

Entrega é a chave para a vitória. “A entrega constante dos pensamentos, sentimentos e ações significa liberdade na vida cristã.”2 A vitória é nossa se desejarmos reivindicá-la. Ao refletirmos sobre o estudo desta semana, que nosso cântico seja: “Vitória em Cristo, eterna vitória!”3

1. Shelley Quinn, Exalting His Word (Nampa: Pacific Press, 2006), p. 50.
2.
Jim Hohnberger, Vida Plena de Poder (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2006), p. 30.
3.
Letra de Eugene Monroe Bartlett, Hinário Adventista do Sétimo Dia, hino n° 437.


Mãos à obra

1. Reúna-se com alguns amigos ou familiares num culto de pôr do sol para compartilhar vitórias que cada um de vocês experimentou pessoalmente em sua experiência com Deus. Participem de uma refeição leve, cantem alguns hinos e desfrutem a companhia mútua.

2. Reflita sobre um ou dois comportamentos pessoais que possam estar impedindo você de ter um relacionamento mais profundo com Deus. Imagine sua vida sem esses comportamentos. Considere algumas coisas que você pode fazer que o(a) ajudarão a mudar, e peça diariamente a Deus que lhe dê a vitória.

Abigail Parchment – Newlands, Ilhas Cayman

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial