domingo, 8 de agosto de 2010

Vitória sobre o pecado - 08/08/2010 a 14/08/2010

VITÓRIA SOBRE O PECADO


“Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm 6:14).

Prévia da semana: A morte de Cristo na cruz não somente perdoa, mas nos concede poder para não sermos escravos do pecado. O Espírito Santo atua em nossa vida para termos um caráter cada vez mais semelhante ao de Cristo. Isso não significa perfeccionismo, mas crescimento na graça.

Leitura adicional: Romanos 6; Caminho a Cristo, p. 98-104.

Domingo, 8 de agosto

Introdução
Por que não abandonar o pecado?


Ainda é tão real como se tivesse acontecido ontem. Quando eu era pequena, em minha escola, uma das atividades extraclasse era fazer trilhas. Eu treinava bastante até o dia do grande evento. O evento era o momento em que precisava provar minha competência para minha escola e meus amigos. Eu colocava naquilo toda a energia que tinha. Tudo aquilo compensava. Eu ficava orgulhoso de mim mesmo por causa do que conseguia realizar.

Jesus deseja que concentremos todos os nossos esforços em ser totalmente dedicados a Ele. Jesus Se sente orgulhoso quando vencemos o pecado com a ajuda do Espírito Santo. Pecado é uma ofensa cometida contra Deus, e há um preço a pagar por ele se continuarmos a viver em pecado. É por isso que Jesus foi à nossa frente, em forma humana, para nos mostrar que há esperança. Ele não consentia em pecar, nem mesmo por pensamento ou tentação. Ele veio nos mostrar como viver, e não apenas isso. Além de ser nosso exemplo, Sua morte na cruz nos dá poder para uma vida vitoriosa sobre o pecado. Logicamente, ainda vamos pecar, mas estaremos nos tornando cada vez mais semelhantes a Cristo. Se colocarmos nossa fé nEle, coisas maravilhosas acontecerão.

Romanos 6:4 nos ensina que parte do processo de dar nosso coração totalmente a Deus é morrer com Ele por ocasião do batismo. Isso simboliza a purificação do pecado e nosso desejo de andar com Ele. Além disso, Romanos 6:5 promete que “Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”.

Nesta semana estudaremos profundamente como podemos ter vitória sobre o pecado. Que diferença essa vitória faz em sua vida?

Mãos à Bíblia


1. Qual é a resposta de Paulo aos que argumentam que podemos viver “em pecado”? Rm 6:1-11

Apesar de, mesmo salvos por Jesus, ainda sermos pecadores, não devemos viver pecando como antes de conhecê-Lo, pois morremos para o pecado e o “velho homem” é sepultado, no batismo.

2. Por outro lado, podemos viver sem pecar? Como entender isso? Rm 3:23; 1Jo 1:10; 2:1

É impossível chegar a um estágio em que possamos dizer: “Não peco mais”. Isso seria uma mentira. Em vez de pensar em impecabilidade, deveríamos pensar em crescimento. E, quando errarmos em algum ponto, devemos nos levantar, sacudir a poeira e nunca deixar de seguir a Jesus (Pv 24:16).

Audia Johnson – West Bay, Ilhas Cayman

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial