sexta-feira, 30 de julho de 2010

A justificação e a lei - 30/07/2010 a 31/07/2010

Sexta, 30 de julho

Opinião

O espelho


O espelho é um ótimo exemplo da função da lei. Um espelho não pode mudar nossa aparência. Ele não tem opiniões. Sua função é simplesmente mostrar as coisas como são. Quando você precisa se arrumar para sair, é preciso olhar-se em um espelho. Olhando-se no espelho, você considera sua aparência, reflete sobre seu porte e pensa sobre a maneira com que outros irão vê-lo(a). Olhado-se no espelho, você reconhece que, a fim de ter a melhor aparência possível, certas mudanças devem ser feitas. Aqui é que começa a dificuldade, pois cobrimos nossos defeitos, escondemos nossas imperfeições e nos preocupamos com o que as pessoas iriam pensar se nos vissem como realmente somos.

Às vezes, ocorre exatamente o mesmo com o espelho de Deus. Desejamos genuinamente ser o que Ele quer para nós, mas, depois de nos enxergar no espelho de Sua lei, muitas vezes ficamos desanimados por não estarmos à altura de Seu padrão. Tentamos nos limpar sem Jesus, mas não conseguimos. Tentamos mascarar nossas deficiências, mas as dificuldades da vida sempre as revelam. Olhando no espelho, compreendemos o que verdadeiramente somos: pecadores em desesperada necessidade de um Salvador.

Então, surge a beleza do evangelho. Cristo está disposto a fazer por nós o que não podemos fazer por nós mesmos. Ele tem o poder de nos justificar, de nos fazer novas criaturas.

Por outro lado, o espelho da lei de Deus não nos mostra apenas o que realmente somos, mas o que podemos ser pela graça de Cristo. A lei de Deus é um reflexo de Seu caráter misericordioso, perdoador, gracioso, paciente e rico em bondade e verdade. Por isso, ela é um modelo para nossa vida (Êx 34:6, 7). Como cristãos, precisamos nos olhar no espelho de Deus, não no nosso.

Mãos à obra


1. Leia os capítulos 3 e 4 de Romanos. Anote todas as coisas que podemos fazer para estar na condição ideal para com Deus. Quantas você encontrou? Quais são elas? Que características Deus descreveu como pertencendo a todos nós?

2. Descreva sua experiência pessoal de encontro com Cristo e início de relacionamento com Ele e como esse relacionamento influencia você e é expresso em sua vida.

Julian Paul Wesley Thompson – Reading, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial