quarta-feira, 28 de julho de 2010

A justificação e a lei - 28/07/2010 a 31/07/2010

Quarta, 28 de julho

Evidência

Fé e obediência


Dentro do cristianismo parece haver um “cabo de guerra” entre a salvação através da fé e a salvação através da lei. Muitos argumentam que a lei foi pregada na cruz e que somos salvos somente pela graça. Isso é visto no fato de que muitos cristãos já não adoram a Deus no sábado, mas no domingo. Porém, há pessoas tão envolvidas com a lei que perdem de vista a necessidade da graça de Deus.

A Bíblia é nossa fonte primária de evidências sobre esta questão, e em Romanos 3:21-31, ela declara que somos justificados pela fé em Cristo. Afirma também que, embora sejamos salvos pela fé, a lei ainda é válida.

Evidências adicionais de que a lei e a fé vão juntas se encontram em João 3:16. Tome tempo para ler esse verso agora. Ele tem sido chamado por muitos de “a passagem para o Céu”, porque declara a única coisa que devemos fazer para ser salvos.

Ao longo da Bíblia, a lei estabelece a necessidade da graça; mas agora, em nossa vida, através de nossa fé, estabelecemos a lei guardando-a. “Se vocês me amam, obedecerão aos Meus mandamentos” (João 14:15). Precisamos viver nossa fé mostrando nosso amor por Deus através de nossos atos.

Mãos à Bíblia


6. “O princípio de que o homem se pode salvar por suas próprias obras está na base de toda religião pagã. [...] Onde quer que seja mantido, os homens não têm barreira contra o pecado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 35, 36). O que isso significa? Por que a ideia de que podemos salvar a nós mesmos mediante nossas obras nos deixa tão expostos ao pecado?

7. Como Paulo explicou a relação entre a lei e a fé em Gálatas? Gl 3:21-23

8. O que significa o fato de que Jesus cumpriu a lei? Mt 5:17-19; Hb 9:9-12; Cl 2:14

Há pelo menos dois sentidos para a palavra “cumprir” em relação a Cristo e a lei. Primeiro: Jesus cumpriu (obedeceu) a lei de Deus e por isso viveu sem pecado. Segundo: Jesus cumpriu uma série de exigências da lei cerimonial e moral (vida sem pecado, não ter os ossos quebrados, etc) para oferecer um sacrifício sem defeito pelos pecados da humanidade. Nesse caso, cumprir significa que os cerimoniais, que eram apenas símbolos de Cristo, foram substituídos pela realidade de Seu sacrifício. Isso também envolveu o cumprimento de dezenas de profecias referentes a Seu nascimento, vida, morte e ressurreição.

Ross James Maidment – Senghenydd, País de Gales

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial