Justificados pela fé - 19/07/2010 a 24/07/2010
Segunda, 19 de julho
Evidência
Mentira ou verdade
Os judeus se orgulhavam de ser os escolhidos. Tinham a lei de Moisés e um magnífico templo. Contudo, exatamente como qualquer outro grupo de pessoas, continuavam a transgredir a lei. Isso resultou em dificuldades, no cativeiro e na Diáspora. Assim, criaram leis ainda mais rigorosas para resguardar as leis originais, contudo, continuaram falhando e por isso aguardavam ansiosamente o Messias para livrá-los da escravidão.
Então, veio Jesus. Ele era só um homem comum de Nazaré, o pior dos lugares. Não possuía educação formal, mas deixou atônitos os líderes religiosos com Sua interpretação das Escrituras. Nunca condenou ninguém, mas perdoou livremente. Respeitava a autoridade, mas teve a audácia de enxotar do templo os que o haviam transformado num mercado (Jo 2:16). Por fim, os sumos sacerdotes acusaram a Jesus de blasfêmia, mas ele ressuscitou e ascendeu ao Céu após dar a ordem de que as boas-novas deveriam ser partilhadas.
As Boas-Novas se espalharam como fogo – só por informação passada de boca em boca e por cartas que levavam dias ou semanas para serem entregues. Não havia telefone nem e-mail para verificar a credibilidade da mensagem ou sua fonte. Foi nesse contexto que Paulo escreveu aos judeus de Roma. Para eles, a mensagem de Paulo era revolucionária: “Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei” (Rm 3:28).
Mãos à Bíblia
2. Em contraste com a justiça humana, como Deus ensina que o cristão recebe a justiça? Rm 3:21
A nova justiça é chamada de “justiça de Deus”; isto é, uma justiça que vem de Deus e a única que Ele aceita como verdadeira justiça. Evidentemente, essa é justiça que Jesus trouxe enquanto vivia como ser humano, justiça que Ele oferece a todos os que a aceitarem pela fé, que a buscarem para si mesmos, não porque merecem mas porque precisam dela.
3. Como você pode aprender e aceitar essa maravilhosa verdade? (Rm 3:22).
Wesley James – Loma Linda, EUA
Marcadores: 19 de julho, Justificados pela Fé, lição escola sabatina, Segunda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial