domingo, 18 de julho de 2010

Justificados pela fé - 18/07/2010 a 24/07/2010

Justificados pela fé

“Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei” (Rm 3:28).

Prévia da semana: A lei de Deus é perfeita, e os seres humanos nunca podem alcançar esse padrão; mas quando aceitarmos a justiça de Cristo, oferecida em lugar de nossas imperfeições, Deus nos considera justos.

Leitura adicional: Romanos 4. Caminho a Cristo, p. 49-55; Nisto Cremos, p. 169-186.

Domingo, 18 de julho

Introdução
Seguindo as regras


Alguns anos atrás, o jornalista americano A. J. Jacobs, agnóstico declarado, decidiu “viver a Bíblia por um ano”. Durante 381 dias ele tentou, da melhor forma, viver literalmente cada lei escrita na Bíblia. Isso incluía recusar-se a fazer a barba e usar somente túnicas no estilo bíblico feitas sem mescla de fibras. Uma vez, ele até “apedrejou” um adúltero ao atirar uma pedrinha num homem que encontrou no parque.

Quando lhe perguntaram por que ele fez essa experiência, respondeu: “[Eu queria ver] se estava perdendo algo por não ter religião em minha vida e, em caso positivo, o que estava perdendo”.* À medida que o ano foi passando, ele foi achando difícil seguir todas as regras o tempo todo. É verdade que havia valor em alguns princípios, mas não havia jeito de ele jamais se tornar perfeito. Por fim, embora desenvolvesse certa consideração por pessoas que tentam seguir a lei bíblica, Jacobs concluiu que não estava perdendo nada por não ser religioso, e voltou à sua antiga vida. Não havia objetivo em tentar o impossível.

Há ocasiões em que todos ficamos cansados de tentar seguir as regras. Por que nos incomodarmos? É tão difícil! Não há outro jeito de alcançar a justiça? A resposta está num ponto crucial que Jacobs deixou de incluir em sua experiência: o grande amor de Deus por nós. Sabendo que jamais poderíamos alcançar a justiça através da lei, por causa de nossa natureza pecaminosa, Deus nos ama o suficiente para ter provido outra maneira de atingirmos a justiça: enviou Seu Filho Jesus Cristo como sacrifício expiatório para que, através da fé nEle, pudéssemos ser salvos.

Todos enfrentamos dias em que achamos que não conseguimos fazer nada certo. Mas não desista. Ao meditar nas lições diárias apresentadas nesta semana, pense em um modo pelo qual você possa exercer fé em Jesus Cristo. Então, você estará a caminho de se tornar alguém verdadeiramente justo.

*A Conversation with A. J. Jacobs. http://www.ajjacobs.com/books/yolb.asp?id=guide#conversation (acessado em 22 de abril de 2009).

Mãos à Bíblia


1. Qual é o real objetivo da lei? O que ela não pode fazer? Rm 3:19, 20. Por que esse ponto é tão importante para todos os cristãos?

Assim como um espelho não serve para pentear um cabelo desarrumado, a lei também não pode salvar o homem. Um exame não cura; apenas mostra a necessidade de cura. É assim que a lei funciona. Portanto, a lei mostra o pecado, e Jesus nos salva do pecado.

Christi Carlton – Redlands, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial