quarta-feira, 14 de julho de 2010

“Todos pecaram” - 14/07/2010 a 17/07/2010

Quarta, 14 de julho

Evidência
Claro como o dia


Ao se discutir o pecado, é importante compreender a natureza humana. A Carta aos Romanos nos ajuda a fazer isso. Ao contar muitos eventos, a Bíblia claramente nos dá evidências do que consiste a natureza humana. Por exemplo, as cidades de Sodoma e Gomorra estavam cheias de incesto, abuso sexual e embriaguez (Gn 18; 19). Também vemos o lado invejoso da natureza humana pecaminosa na história de José e seus irmãos (Gn 37).

Uma vez mais, a embriaguez e a atividade sexual imprópria, além da ira, desempenham uma parte terrível na morte de João Batista (Mt 14:1-12). A mentira e a ganância puseram um fim abrupto à vida de Ananias e Safira, quando procuraram reter parte do dinheiro que tinham prometido dar para o trabalho da igreja (At 5:1-10). Todos esses exemplos são evidências do pecado, um dos assuntos do livro de Romanos.

E quanto aos nossos dias? O pecado está presente em toda parte hoje. Tudo o que temos a fazer é assistir ao noticiário, ler o jornal ou navegar na internet para constatar que crimes de todos os tipos são cometidos em toda parte o tempo todo. E a Bíblia é clara: todos pecaram – até mesmo eu e você!

Assim como a Bíblia ensina claramente que todos pecaram, mostra também a cura para o pecado. Quando ela menciona que pessoas como Jó, Noé e Isabel eram “irrepreensíveis”, “justos” e “benditos”, não está dizendo que eles eram sem pecado. O que está dizendo é que confiavam plenamente em Deus para a sua salvação, e seus atos mostravam essa fé.

Mãos à Bíblia


Em Romanos 1, Paulo lidou especificamente com os pecados dos gentios, aqueles que caíram nas práticas mais degradantes. Porém, o apóstolo também analisou seu próprio povo. Apesar de todas as vantagens que receberam (Rm 3:1, 2), os judeus também eram pecadores, condenados pela lei de Deus e carentes da graça salvadora de Cristo. Portanto, no sentido de serem pecadores, judeus e gentios estavam no mesmo barco.

5. Contra que perigo Paulo adverte os judeus? Que mensagem devemos todos nós, judeus ou gentios, tirar dessa advertência? Rm 2:1-3, 17-24

Roxana Lisset Cruz-Jovel – Santa Tecla, El Salvador

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial