segunda-feira, 5 de julho de 2010

Judeu e gentio - 05/07/2010 a 10/07/2010

Segunda, 5 de julho

Evidência
Revolucionário relutante


Muitos judeus não queriam aceitar a mensagem de Paulo em qualquer nível. Isso não era novidade para ele. Nas cidades por onde passou, o apóstolo viu o povo judeu lutando com três aspectos da mensagem. Primeiramente, contra a própria fé (Fp 3:6, 7). “Saulo tinha tomado parte relevante no julgamento e condenação de Estêvão, e a impressionante evidência da presença de Deus com o mártir tinha-o deixado em dúvida quanto à justiça da causa que ele havia esposado contra os seguidores de Jesus” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 112, 113).

Em segundo lugar, contra o objeto da fé. Paulo teve que aceitar Jesus como o Messias. A revelação na estrada de Damasco o convenceu. “Saulo sabia agora com certeza que o prometido Messias viera à Terra na pessoa de Jesus de Nazaré” (Ibid, p. 116).

E por último contra a ideia do povo da fé. Talvez o mais difícil de aceitar fosse o fim do status especial dos judeus. Isso explica sua insistência em voltar a Jerusalém no fim de seu ministério. Leia Atos 21:13.

Como Paulo, precisamos separar a aliança eterna centralizada na divina lei de amor e a aliança secundária, que marcou um acordo particular com um certo grupo de pessoas. Paulo cria que a fé é sempre fundamental. “Que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça” (Rm 4:3) Quando as pessoas são tentadas a voltar ao ritual judaico como um meio de salvação, elas precisam examinar seriamente os escritos de Paulo, pois ele havia vivido tanto no mundo judaico como no cristão.

Mãos à Bíblia


Para fins didáticos, podemos classificar as leis do Antigo Testamento em várias categorias: leis morais – estão resumidas nos Dez Mandamentos (Êx 20:1-17). O Decálogo resume os requisitos morais da humanidade; leis cerimoniais – regulava os ritos do santuário, descrevendo as várias ofertas e as responsabilidades do cidadão individual. Essas leis representavam o verdadeiro sacrifício que seria feito por Cristo (Hb 9:11-14; 24-25); leis de saúde – incluem os princípios higiênicos e de saúde; leis civis – regulavam o direito civil. Pelo menos, em grande parte, as leis civis não mais poderiam ser impostas depois que os judeus perderam a independência e caíram sob o controle de outros povos. As leis de saúde sempre vão valer, pois foram dadas em favor da nossa saúde. Os preceitos cerimoniais caducaram depois que o Messias veio, pois apontavam para Ele.

Douglas Hosking – Williams Lake, Canadá

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