quarta-feira, 30 de junho de 2010

Paulo e Roma - 28/06/2010 a 03/07/2010

Quarta, 30 de junho

Evidência
Mensagem que transforma


Em Romanos, Paulo descreve a si mesmo como “servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (Rm 1:1). E ele era isso mesmo. Nasceu em Tarso, cidade próxima à costa do que agora é a Síria, o Líbano e Israel.1 Essa cidade era um centro de comércio com várias culturas misturadas dentro de suas fronteiras, um lugar “cujas instituições melhor e mais completamente uniam as características oriental e ocidental.”2 Nesse contexto, Paulo foi exposto a várias culturas e visões do mundo. Falava grego, aramaico e latim. Foi educado pelo fariseu e erudito judaico Gamaliel (At 22:3). Paulo era zeloso da fé judaica, e sua avidez e mente rápida lhe proporcionavam um conhecimento das Escrituras que ia além de sua idade. Assim, mesmo antes de sua conversão dramática (Atos 9), ele foi escolhido e preparado por Jesus para propagar o evangelho a pessoas de todas as profissões, culturas e classes sociais.

Após sua conversão, Paulo se tornou plenamente devotado a partilhar o evangelho com qualquer outra pessoa com quem entrasse em contato. Era enorme a dedicação que esse servo de Cristo tinha pelo cristianismo e o impacto que causava nos que o cercavam.

1. Thomas A. Davis, Romans for the Everyday Man (Washington DC: Review and Herald, 1971), p.11.
2. William M. Ramsay, The Cities of St. Paul (Grand Rapids: Baker Book House, 1949), p.88.

Mãos à Bíblia


8. “A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: a vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rm 1:7). Que princípios de verdade, de teologia e fé podemos tirar das palavras de Paulo nesse texto?

Amados de Deus – Embora seja verdade que Deus ama o mundo, em sentido especial, Deus ama aqueles que O escolheram, aqueles que responderam ao Seu amor. Chamados para serdes santos – “Santo” significa “dedicado”. Santo é a pessoa que escolheu Cristo como Senhor, e isso a assinala como santa no significado bíblico da palavra.

9. Paulo diz que eles foram “chamados para ser santos”. Isso significa que algumas pessoas não são chamadas? Ef 1:4, Hb 2:9 e 2 Pd 3:9

A grande notícia do evangelho é que a morte de Cristo foi por todos os seres humanos. O fogo da destruição final foi preparado só para o diabo e seus anjos (Mt 25:41), e não para nós. Portanto, em Cristo, podemos ser salvos da morte eterna!

Monique Owen – Kalamunda, Austrália

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial