terça-feira, 29 de junho de 2010

Paulo e Roma - 29/06/2010 a 03/07/2010

Terça, 29 de junho

Testemunho

O milagre da liberdade


“Golfinhos presos não sorriem”. Esse foi o título do artigo publicado em março deste ano no site da CNN, por Fisher Stevens. O autor escreveu após a comoção gerada pela trágica história de Dawn Brancheau, que tinha o que ela considerava como “emprego dos sonhos”: treinar baleias no Sea World, em Orlando, EUA. Dawn, que estava fora da piscina, foi atacada por uma baleia e não resistiu aos ferimentos. No texto o autor argumenta que golfinhos e baleias, feitos para oceanos, não suportam viver em piscinas. Eles não são felizes com isso e sofrem uma série de doenças por causa da vida em cativeiro. Stevens escreve que é essa a razão por que ocorrem tragédias, e por isso o “emprego dos sonhos” de Dawn não deveria existir.

Assim como os animais dessa história, o ser humano está preso à “piscina” ou “jaula” do pecado. Em Romanos 8:1-17, Paulo fala sobre a libertação do poder do pecado, pois temos nossa tendência para o mal e não conseguimos guardar a lei de Deus. Somente a morte de Cristo por nós e a atuação do Espírito Santo em nós é que podemos vencer na vida cristã. A grande questão é aceitar a Cristo como Salvador e permitir a atuação do Espírito na vida.

“Quando Cristo reina no coração, há pureza e libertação do pecado. A glória, a plenitude, a perfeição do plano do evangelho são cumpridas na vida. A aceitação do Salvador traz paz perfeita, perfeito amor, segurança perfeita” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 420). Essa “segurança perfeita” é outro benefício resultante de deixarmos Jesus assumir o controle de nossa vida; e, enquanto Ele permanecer em nós, o poder da natureza pecaminosa é enfraquecido. Não estamos “sob a ira de Deus; não há condenação sobre nós”.* O terceiro benefício é que somos adotados na família de Deus (Rm 8:14-17).

* D. Martin Lloyd-Jones, Romans: An Exposition of Chapter 7:1–8:4. The Law – Its Functions and Limits. (Edimburgo: Banner of Truth, 1995), p. 260.

Mãos à Bíblia


6. Como Paulo finalmente chegou a Roma? At 28:16 Que lição podemos tirar sobre as coisas inesperadas e indesejadas que frequentemente interferem em nossos planos?

Depois de ser mantido prisioneiro por dois anos em Cesareia, Paulo pediu para ser julgado por César. Um ano depois, ele chegou a Roma, onde seria condenado à morte por Nero, após algum tempo.

7. O que podemos aprender sobre a permanência de Paulo em Roma? Que lição podemos aprender de sua atividade? At 28:17-31

Andrew Opis – Sydney, Austrália

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial