Paulo e Roma - 27/06/2010 a 03/07/2010
PAULO E ROMA
Sábado à tarde
Verso para memorizar: "Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé" (romanos 1:8).
Leituras da semana: At 28:17-31; Rm 1:7; 15:14, 20-27; Ef 1; Fp 1:12
Idealmente, depois de estudarmos o fundo histórico do livro de Romanos, deveríamos começar com Romanos 1:1 e então, avançar através do livro inteiro, verso por verso. Mas, visto que só nos foi reservado um trimestre para o estudo do livro, tivemos que ser seletivos a respeito das partes a estudar. O livro poderia facilmente tomar quatro trimestres, e não apenas um. Consequentemente, só serão cobertos os capítulos-chave, nos quais está contida a mensagem básica.
Para o estudante do livro de Romanos, é extremamente importante entender seu fundo histórico. Sem essa ajuda, seria difícil saber o que Paulo estava dizendo. Paulo escreveu para um grupo específico de cristãos em um tempo específico e por uma razão específica; conhecendo, tanto quanto possível, essa razão, seremos muito beneficiados em nosso estudo.
Em nossa imaginação, devemos voltar no tempo, transportar-nos a Roma, tornar-nos membros daquela congregação e, então, como membros da igreja do primeiro século, ouvir Paulo e as palavras que o Espírito Santo lhe deu naquele tempo.
Incrivelmente, embora tenha sido escrito há tanto tempo e em um contexto inteiramente diferente, o livro tem mensagens relevantes para o povo de Deus hoje, em cada terra e para quase qualquer situação. Consequentemente, precisamos ouvir em oração as palavras escritas aqui e aplicá-las à nossa vida.
Domingo
Data e lugar
Romanos 16:1, 2 indica que Paulo provavelmente tenha escrito essa epístola na cidade de Cencreia, que estava próxima ao porto oriental de Corinto, na Grécia. Paulo menciona Febe, residente da grande Corinto, o que estabelece esse como o lugar mais provável em que foi escrita a carta aos Romanos.
Um dos propósitos de determinar a cidade de origem das epístolas do Novo Testamento é confirmar a data em que a carta foi escrita. Paulo viajava muito, e se soubermos onde ele estava em uma ocasião particular, teremos uma pista para a data.
Paulo fundou a igreja de Corinto em sua segunda jornada missionária, em 49-52 d.C. (veja At 18:1-18). Na terceira jornada, 53-58 d.C., ele visitou novamente a Grécia (At 20:2, 3) e recebeu uma oferta para os santos em Jerusalém, perto do fim de sua jornada (Rm 15:25, 26). Portanto, a Epístola aos Romanos foi escrita provavelmente nos primeiros meses de 58 d.C.
1. Que outras igrejas importantes Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? At 18:23
Visitando as igrejas da Galácia, Paulo descobriu que, durante sua ausência, falsos mestres haviam convencido os membros a se submeter à circuncisão e guardar outros preceitos da lei de Moisés. Temendo que seus oponentes chegassem a Roma antes dele, Paulo lhes escreveu uma carta (Romanos) para evitar que a mesma tragédia ocorresse ali. Acredita-se que a Epístola aos Gálatas também tenha sido escrita de Corinto durante a estadia de três meses de Paulo na terceira jornada missionária, talvez logo depois de sua chegada.
“Em sua epístola aos romanos, Paulo expôs os grandes princípios do evangelho. Ele afirmava a sua posição nas questões que estavam agitando as igrejas judaicas e gentílicas, e mostrava que as esperanças e promessas que haviam pertencido outrora aos judeus especialmente, eram agora oferecidas também aos gentios” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).
Como dissemos, no estudo de qualquer livro da Bíblia, é importante saber por que foi escrito; isto é, de que situação ele estava tratando. Consequentemente, para compreendermos a Epístola aos Romanos, é importante saber quais eram as questões que agitavam as igrejas judaicas e gentílicas. A lição da próxima semana vai tratar dessas perguntas.
Marcadores: 27 de junho, Domingo, lição escola sabatina, Paulo e Roma
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial