segunda-feira, 12 de julho de 2010

“Todos pecaram” - 12/07/2010 a 17/07/2010

Segunda, 12 de julho

Exposição
“Genes” do pecado


A genética é um dos ramos mais complexos da Ciência. Através de seus genes, os pais dão aos filhos características tanto físicas quanto intelectuais que os ajudam a ser quem são. O pecado também vem de nossos pais, mas não culpe seu pai e sua mãe! Estou falando sobre nossos primeiros pais – Adão e Eva. Deles herdamos os “genes” do pecado e todas as consequências resultantes disso. Contudo, há esperança!

FSP = Fórmula do Superpoder (Rm 1:16, 17). Paulo sabia por experiência pessoal que lhe era impossível salvar a si mesmo. Também sabia por experiência pessoal Quem poderia salvá-lo. Ele escreveu em Romanos 1:16, 17: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque, no evangelho, é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’”. A fórmula do superpoder é, portanto: Deus + fé + Bíblia.

Quem é pecador? (Rm 1:18-32). Em Romanos 1:18-32, vemos quão terrível e abrangente o pecado é. As pessoas sabem o que é certo. Sabem que estão agindo errado e que transgridem os mandamentos de Deus. Talvez comecem com os “pequenos” pecados, mas esses pecados logo levam a pensamentos e comportamentos piores, até que abandonam completamente a Deus e escolhem as “paixões vergonhosas” (verso 26). Infelizmente, elas levam consigo muitas outras pessoas em seu caminho. Precisamos reconhecer e aceitar que somos pecadores, não importa “quão pequeno” seja o pecado que cometemos. Se não reconhecermos isso, não poderemos mudar nossa condição. Então, precisamos reconhecer que nossos pensamentos e comportamento pecaminosos não são o que Deus deseja para nós. Em vez disso, Ele deseja que aceitemos Sua salvação e que peçamos a ajuda de Seu Santo Espírito para mudarmos totalmente nossa vida.

Um cisco ou uma viga? (Mt 7:1-5; Rm 2:1-11, 17-23). Romanos 2:1-11, 17-23 explica quão fácil é para nós vermos os pecados que outras pessoas cometem, mas quão difícil é estarmos cientes de nossos próprios pecados! Além disso, esse texto mostra como é fácil para o povo de Deus presumir que, porque são dEle, estão isentos de ser julgados. Entretanto, o pecado sempre é pecado; não interessa onde é cometido ou quem o pratica. Ele não se torna menos pecaminoso quando é cometido pelos que têm privilégios religiosos. O povo de Deus não tem uma licença especial para pecar, como se Deus não fosse mais rigoroso em notar as ofensas daqueles que professam servi-Lo. Ao contrário, a Bíblia ensina claramente os mesmos pecados são considerados ainda mais sérios, quando são cometidos pelo professo povo de Deus (Is 1:11-17; 65:2-5; Mt 21:31, 32).

Sobre Mateus 7:1-5, lemos: “Quão frequentemente os chamados cristãos expressam profunda indignação com a conduta que outros seguiram, ou se presume que tenham seguido, só para que eventos posteriores revelem que eles próprios são culpados dos pecados dos quais acusam outros. ... O cristão que descobre seu irmão em alguma falta deve corrigi-lo ‘com espírito de brandura’, considerando que ele próprio pode ter sido tentado ou pode ter caído naquele mesmo ponto, ou pode vir a fazê-lo no futuro (Gl 6:1).”1

Você está dispensado (Rm 3:10-18, 23). Por causa dos “genes” que herdamos de nossos primeiros pais, Adão e Eva, todos somos pecadores. Não temos nenhuma capacidade própria de partilhar da glória de Deus. A única “engenharia genética” que funciona para mudar-nos se encontra em Ezequiel 36:24-30. Sem a graça de Deus e um novo coração cheio do Espírito Santo, nunca seremos capazes de obedecer. Precisamos desistir de tentar ser justos por nós mesmos e aceitar a justiça de Deus dada a nós por Sua graça. Quando Cristo habita em nós, temos um novo coração. Então, e só então, a lei pode se cumprir em nós.

Sim, o pecado é uma doença genética. Contudo, podemos nos alegrar nesse fato: “Ele curará isso: mas não parará aí. Pode ser que isso seja tudo que você pediu; mas se você O convidou a entrar, Ele lhe dará o tratamento completo.”3

Sejam dadas a Deus graças pelo Seu amor pelos pecadores como você e eu!

1. SDA Bible Comentary, v. 5, p. 355.
2. C. S. Lewis, Mere Christianity (Nova York, HarperCollins, 2002), p. 160, 161.

Mãos à Bíblia


2. Por que é tão fácil para nós, como cristãos, acreditar na mensagem de Romanos 3:23? Ao mesmo tempo, o que pode levar algumas pessoas a questionar a veracidade desse texto?

Incrivelmente, alguns realmente questionam a ideia da pecaminosidade humana, argumentando que as pessoas são basicamente boas. O problema, porém, está na falta de compreensão do que é a verdadeira bondade. As pessoas podem se comparar a outras pessoas e se sentir bem. Até o mafioso Al Capone era um santo comparado a Adolph Hitler. Porém, quando nos comparamos com Deus e com Sua santidade e justiça, nenhum de nós sai com nada diferente de um senso opressivo de repugnância e aversão.

3. Como Paulo descreve os cidadãos de seu tempo? Rm 3:10-18. Mudou alguma coisa hoje? Qual dessas descrições melhor descreve você, ou como seria você, não fosse por ter Cristo em sua vida?

Heber David Moran Zeledon – São Salvador, El Salvador

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial