terça-feira, 27 de julho de 2010

A justificação e a lei - 27/07/2010 a 31/07/2010

Terça, 27 de julho

Testemunho
Como se nunca houvéssemos pecado


“Se o homem pudesse salvar-se por suas obras, teria ele algo em si mesmo, pelo qual se alegrar. ... Tudo que o homem pode fazer sem Cristo é poluído pelo egoísmo e pecado; mas aquilo que é operado pela fé é aceitável a Deus” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 364).

“Sem a lei os homens não têm uma concepção justa da pureza e santidade de Deus, ou da culpa e impureza deles mesmos. Não têm verdadeira convicção do pecado, e não sentem necessidade de arrependimento. ... A esperança de salvação é aceita sem a mudança radical do coração ou reforma da vida. São assim abundantes as conversões superficiais, e unem-se às igrejas multidões que nunca se uniram a Cristo” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 468). Como resultado, “muitos procuram quebrar o espelho que lhes revela os defeitos, anular a lei que lhes aponta as manchas da vida e do caráter” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 219).

Ao não contemplarmos plenamente a lei (que é o próprio caráter de Deus), nós a anulamos. Anular significa tirar a força legal da lei. Se anulamos a lei, rejeitamos tudo o que a salvação nos oferece: o amor de Deus, Sua graça, justificação e a justiça de Jesus.

“A lei e o evangelho estão em perfeita harmonia. Um sustenta o outro. Em toda a sua majestade a lei confronta a consciência, levando o pecador a sentir sua necessidade de Cristo como propiciação do pecado” (Ibid, p. 240, 241).

“Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 25).

Mãos à Bíblia


A aceitação ou justificação vieram a Abraão sem que ele tivesse guardado a lei previamente (Rm 4:13). Pelo contrário, a aliança com Abraão foi baseada na graça de Deus contida na promessa de que ele seria “herdeiro do mundo”. Abraão creu nessa promessa, e Deus o aceitou e operou através dele para salvar o mundo.

4. Que argumentos usa Paulo para demonstrar que a salvação pela fé é um ponto central do Antigo Testamento? Rm 4:14-17. Veja também Gl 3:7-9.

5.
Por que a justificação pela fé requer que contemplemos plenamente a lei? Rm 3:19-21

Clarissa Lewis e Indirah Job – Manchester, Inglaterra, e Rotterdam, Países Baixos

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