quinta-feira, 29 de julho de 2010

A justificação e a lei - 29/07/2010 a 31/07/2010

Quinta, 29 de julho

Aplicação
Aprovado no teste


Testes de desempenho. Avaliações. Exames. Nosso valor parece ser determinado pelo tanto que podemos alcançar, fazer, transmitir e realizar. Seria diferente em relação a Deus? É verdade que Deus espera que Seu povo produza “resultados”. De fato, Ele nos comissionou a ir e fazer discípulos em todo o mundo. Mas é isso nos dá valor diante dEle?

Como seria fazer um teste de desempenho para Deus? Talvez descubramos que há somente uma pergunta que precisamos responder: você crê que foi Deus Quem escolheu você, e não você que escolheu a Deus? (Jo 15:16). Uma resposta positiva muda tudo. Você já não é aquele que tem de conquistar o amor de Deus, mas apenas precisa saber que Ele ama você e ponto final. Finalmente, você reconhece que não são suas realizações que têm alguma coisa a ver com isso, mas as realizações de Deus.

Então, como você pode viver uma vida que reflita isso? Pode ser útil fazer essas perguntas: Quantos amigos não cristãos você tem? Jesus estava circundado por pessoas que não eram consideradas religiosas. Podemos dizer o mesmo de nosso círculo social? Você faz amizade com as pessoas só para convertê-las? O evangelismo pela amizade está-se tornando popular, mas se seus amigos não estão interessados em Deus, você se livra deles e segue em frente? Jesus estendeu Sua amizade a Judas sabendo que ele O trairia. Você dá o mesmo exemplo em suas amizades? Você julga os outros e o relacionamento que eles têm com Deus, com base em suas próprias expectativas? A igreja primitiva discutiu o que as pessoas têm de fazer para ser verdadeiras seguidoras de Jesus. Geralmente, isso era baseado em suas próprias expectativas, em vez do amor e graça de Deus. Somos rápidos em julgar os outros por nossos padrões, em vez de considerar os padrões de Deus?

Mãos à Bíblia


Frequentemente, ouvimos pessoas dizendo que a lei foi abolida na Nova Aliança. Contudo, a lógica e a teologia por trás da declaração não são sólidas.

9. Qual é a relação entre a lei e o pecado? 1Jo 2:3-6; 3:4; Rm 3:2; 4:15

Se a lei de Deus tivesse sido abolida, por que ainda é pecado mentir, matar e roubar? Se a lei de Deus tivesse sido mudada, a definição de pecado também deveria ser mudada. Ou, se a lei de Deus tivesse perdido o valor, o pecado também deveria ter desaparecido. Quem acredita nisso? (veja também 1Jo 1:7-10; Tg 1:14, 15).

10. Como adventistas do sétimo dia, podemos ser tentados a usar a lei para excluir as pessoas. Como podemos evitar isso? Rm 2:11; Gl 3:28

Murray Harvey – Londres, Inglaterra

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial