quinta-feira, 2 de julho de 2009

Jesus e as Cartas Joaninas - 02/07/2009 a 04/07/2009

Quinta, 2 de julho

Aplicação

Não deste mundo


As três epístolas de João transcendem gerações. Falam a uma igreja em turbulência – perdida, confusa e abundante em hipocrisia. Elas tranquilizam uma igreja jovem que precisa desesperadamente de conselho e que espera fervorosamente a vinda do Senhor. Trazem a esperança da salvação àqueles que permanecem em Cristo e refletem Seu amor. Falam às três igrejas em Corinto. Falam à igreja de hoje.

João nos mostra o modo em que nós, como igreja, devemos agir. Não devemos amar “de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1Jo 3:18). Contudo, ele fala de pessoas que agem de maneira contrária. É fácil nos tornarmos desiludidos em um ambiente onde as pessoas dizem que estão na luz, mas odeiam seu irmão ou irmã (1Jo 2:9). É frustrante quando vemos falhas na mesma igreja e nos mesmos membros de igreja em que buscamos apoio espiritual.

Como podemos permanecer focados em Cristo e Seu evangelho apesar de todas as distrações que há ao nosso redor? Em suas cartas, João nos mostra como:

1. Não somos deste mundo. Quando encontramos coisas feias nesta vida, precisamos nos lembrar de que elas não vêm de Deus (1Jo 2:16). Muito embora essas coisas possam ser evidentes em nossa própria igreja, não fique desanimado. Isso não é um verdadeiro reflexo de Deus, mas do mundo.

2. Cristo é nosso Advogado. Todos nós falharemos em nossa caminhada com Deus. É da nossa natureza fazer isso. E quando o fazemos, que bênção é saber que Jesus está diante do Pai em nosso favor (1Jo 2:1). Deus nos ama tanto que nos chama de Seus filhos e filhas (1Jo 3:1).

3. Devemos amar acima de tudo o mais. O infinito amor de Deus se manifestou no dom de Seu Filho. Como cristãos, é nosso dever refletir esse amor em tudo o que fazemos (1Jo 4:11). E é esse amor que dá a esperança e a certeza sobre as quais está baseada nossa fé. Ele nos capacita a olhar para além da mesquinhez deste mundo, à salvação e à eternidade com nosso Criador (1Jo 4:17, 18).

Mãos à Bíblia


As epístolas de João não só mostram Jesus sob perspectivas diferentes, dizendo que Ele existe desde o princípio (1Jo 1:1), veio em carne (1Jo 4:2), e permaneceu justo, puro e sem pecado (1Jo 2:1; 3:3, 5); como também enfatizam Seu ministério. Quem é Jesus e o que Ele faz são questões profundamente relacionadas. Negar Sua divindade ou humanidade também significa negar Seu ministério como Salvador e Senhor.

5. O que João nos diz sobre o ministério de Jesus? Que promessas temos por causa do que Jesus fez ou está fazendo por nós agora? (a) 1Jo 1:7; (b) 1Jo 3:8; (c) 1Jo 3:16; (d) 1Jo 5:18

Jezaniah Fowler Kline | Medford, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial