segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Jornada Cristã "MISSÃO" - 22/06/2009 a 27/06/2009

Segunda, 22 de junho

Exposição
Lutando pelo Senhor

A ordem de levar o evangelho ao mundo inteiro é encontrada nos quatro Evangelhos, bem como no livro de Atos. Evidentemente, eles mostram claros paralelos, mas também existem algumas diferenças significativas.

2. Leia as passagens em que é registrada a “grande comissão” e note como elas se complementam. Quais são os detalhes específicos em cada uma dessas passagens? Mt 28:19, 20; Mc 16:15, 16; Lc 24:46, 47; Jo 20:21; At 1:8

Nossa missão e propósito (Mc 16:15, 16). A grande comissão é nossa declaração de missão, nosso propósito como seguidores de Cristo. Somos abençoados por ter um maravilhoso Salvador que está disposto a salvar qualquer pessoa que nEle crê. “Aqui está a comissão. Como servos obedientes, vocês devem trabalhar em íntima conexão com Cristo Jesus de Nazaré. Possa o Senhor conceder que o povo que jazia em trevas veja grande luz” (Ellen G. White, Bible Training School,1o de dezembro de 1905).

Muitas pessoas vivem nas trevas deste mundo pecaminoso. Nunca ouviram falar que há um Deus que as ama e que morreu para salvá-las. Só quando todas as pessoas tiverem recebido a chance de escolher entre a salvação ou a condenação é que Jesus voltará (Mt 24:14). Jesus deseja o máximo de pessoas possível no reino (2Pe 3:9), e nos deu o privilégio e responsabilidade de mostrar-lhes o caminho.

Planejamento antecipado e ação (Lc 24:46, 47). Quando Jesus deu a Seus discípulos a obra de partilhar o evangelho dEle, não fez isso por acaso. Isso tinha sido escrito através de Seus profetas, antes mesmo de Ele nascer neste mundo. Sua morte deu a todos a opção de salvação. Todo mundo tem de fazer uma escolha a Seu favor ou contra Ele, e para fazerem isso, precisam primeiro ouvir a história do evangelho. Começando em Jerusalém com os primeiros discípulos e continuando através de cada era até que Ele venha, Seus seguidores devem contar a todos sobre a salvação que Ele oferece. “Os discípulos deviam trabalhar fervorosamente pelas almas, dando a todas o convite de misericórdia. Não deviam esperar que o povo viesse a eles; deviam eles ir ao povo com sua mensagem” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 28). Devemos buscar maneiras ativas de falar a todos sobre nosso maravilhoso Deus. Jesus disse: “Portanto, vão e façam discípulos” (Mt 28:19, NVI). Note a palavra “vão”. É uma palavra de ação. Jesus entrou em ação ao morrer por nós, e assim como Seu sofrimento, morte e ressurreição foram planejados desde o princípio, também o foi nosso papel de contar isso ao mundo. Somos Seus mensageiros, tentando alcançar o mundo ao nosso redor.

Como funciona (Jo 14:6). A mensagem que devemos pregar é que Jesus, o qual morreu e ressuscitou, é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). Muitas pessoas tentam encontrar salvação, mas o fazem de forma errada. Acham que se forem suficientemente boas, podem conquistar o Céu, ou merecer o amor de Deus. Muitos ficam nesse esforço impossível a vida toda, ou então renunciam inteiramente ao cristianismo. Mas há esperança! É verdade que tudo o que fazemos é inútil para Deus (Is 64:6). Contudo, Jesus veio para que tivéssemos um caminho para o Pai. O sacrifício de Jesus nos torna limpos aos olhos de Deus. A salvação é somente através do Filho de Deus.

Nosso papel individual (Ef 4:11-15). A todo cristão é dada a missão de pregar o evangelho. Algumas pessoas acham que isso significa ir a um país distante para servir ao Senhor. Mas isso é apenas uma pequena parte do que o povo de Deus deve fazer. Alguns são chamados para as missões estrangeiras, mas outros são chamados a permanecer onde estão, servindo a Cristo como pastores, professores, negociantes, escritores, evangelistas, etc. Na verdade, “o Senhor Se agradaria de que todos os que estão empenhados em qualquer parte de Seu serviço se guardassem contra a tendência de tomar sobre si responsabilidades que não foram chamados a levar. ... Cada obreiro deve esforçar-se para fazer bem sua parte, deixando a outros os deveres a eles confiados” (Ellen G. White, Review and Herald, 5 de outubro de 1905). Quando estivermos cumprindo nosso papel individual e crescendo juntos em compreensão e fé, amadureceremos como cristãos. Será mais difícil sermos confundidos e desviados por falsas doutrinas, porque estaremos concentrados na verdade de Deus e obedecendo à Palavra do Senhor. Quanto mais estivermos concentrados em Cristo e em servi-Lo, mais nos tornaremos semelhantes a Ele.

Evitando as armadilhas (2Pe 2:1-3). Mesmo em igrejas ainda há pecado, porque vivemos num mundo caído. Não conseguimos acreditar em tudo o que ouvimos. Nem todo mundo é honesto ou bem informado. Às vezes, falsas doutrinas deslizam para dentro da Igreja. Precisamos ser cuidadosos, porque “muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram” (2Pe 2:2,3 NVI). Devemos testar toda doutrina nova ou diferente através do estudo pessoal e da oração. Dessa forma, não cairemos nas mentiras do diabo. Felizmente, podemos ter a certeza de que Deus servirá à justiça, e que não dormitará no dever (2Pe 2:3).

Pense nisto

1. Você está servindo a Deus de todo o coração e pregando o evangelho ao máximo de sua capacidade?
2. Você está trabalhando onde Deus quer que você esteja? Está disposto a sair de sua zona de conforto se Ele lhe pedir isso?
3. Já provou a validade de suas crenças e ficou satisfeito? Consegue distinguir o verdadeiro do falso?

Amanda Ernst | Douglassville, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial