quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Jornada Cristã "COMUNIDADE" - 18/06/2009 a 20/06/2009

Quinta, 18 de junho

Aplicação

Vivendo felizes em comunidade


8. O que Cristo declarou em resposta à pergunta sobre a quem pertence a igreja? Mt 16:18

9. Pense no significado de outros símbolos usados para sublinhar a mesma verdade de que a igreja está fundamentada em Jesus Cristo e que a igreja é dEle, e não nossa. Ef 2:20; Ef 4:15, 16; Ap 1:12-16, 20

Viver em qualquer tipo de comunidade é um desafio constante. E se torna ainda mais empolgante se for em uma comunidade cristã com um só objetivo. Quem convive nesse tipo de comunidade sabe que precisa aprender a se relacionar agora, tendo em mente o futuro quando haverá apenas o grupo de remidos na Nova Terra.

A vivência depende de compreender a si mesmo em primeiro lugar e depois o outro que está ao seu lado. A comunidade cristã (igreja) é composta por pessoas de diferentes formações culturais, religiosas e profissionais, com características totalmente diversas e aptidões múltiplas. É frustrante pensar que o seu irmão necessariamente vai agir da mesma forma como você só porque é um cristão. Ele poderá ter pensamentos e atitudes diferenciados, ainda que a meta seja a mesma que a sua. E isso não deve servir de barreira entre vocês, desestímulo e nem de obstáculo à pregação do evangelho do reino.

Embora não seja possível estabelecer regras inflexíveis e determinantes, algumas dicas podem ajudar na convivência dentro da comunidade cristã:

1. Não pense que somente suas ideias e conceitos são válidos. Alguns cristãos imaginam que, por sua experiência ou conhecimento sobre certos assuntos, não precisam ouvir as demais opiniões e nem considerá-las. Relutam, um tanto arrogantes, em aprender com o que já foi experimentado anteriormente. Siga o conselho bíblico descrito pelo apóstolo Tiago, ao dizer que “todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1:19).

2. Não se afaste da comunidade religiosa por causa de algum problema de relacionamento. A tendência humana, em certas situações, é a busca pelo afastamento do grupo quando ocorre uma dificuldade de relacionamento interpessoal. A brasa longe do fogo logo haverá de se apagar, portanto o ideal é continuar se congregando. Não se esqueça de que a principal razão de ir à igreja é o encontro com Deus e não a reunião social com os irmãos.

3. Desenvolva o altruísmo. Um bom antídoto à dissensão é o trabalho voluntário em prol do outro. Quem geralmente se ocupa em ajudar o irmão tem menos chance de pensar somente em si mesmo, nas suas preferências e estabelecer comparação com os outros.

4. Ressalte as características positivas dos outros. Destacar as qualidades e potencialidades de uma pessoa não é hipocrisia, mas uma maneira bíblica e eficaz de conviver bem. É evidente que, quando há algum erro, talvez seja necessária uma conversa franca entre as partes envolvidas, mas constantemente o importante é evidenciar o que de melhor alguém pode oferecer à comunidade. Não é à toa que Paulo afirma, em Romanos 12:18, que “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.

Felipe Lemos | São José, SC

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial