segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Jornada Cristã "COMUNIDADE" - 15/06/2009 a 20/06/2009

Segunda, 15 de junho

Evidência
Mantendo a unidade na comunidade


3. Que papel importante é dado aos que pertencem à igreja – o “corpo de Cristo”? Como cada “santo” deve se relacionar com todos os outros? 1Co 12:12-27

Nenhum membro da igreja deve ser reduzido a uma simples estatística. Todo membro da igreja tem um papel inigualável a desempenhar e uma contribuição particular a fazer.

Paulo foi um vaso escolhido para apresentar Jesus “perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” (At 9:15). Por seu amor a essa missão foi vítima de perseguições e aprisionamentos. Na prisão, seu grande amor por Jesus e pela comunidade cristã fazia com que se esquecesse de si mesmo. Em Efésios 4:1-3, Paulo faz algumas admoestações à igreja, objetivando sua unidade, que são indispensáveis aos cristãos de todos os tempos:

1. “Que vivam de maneira digna da vocação que receberam.” Fomos grandemente honrados em ser chamados para fazer parte da família de Deus: uma grande comunidade de pessoas de todas as tribos, nações e línguas. Ao aceitarmos esse chamado nos tornamos filhos de Deus; portanto, temos que viver como seus filhos. “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5:8).

2. “Sejam completamente humildes e dóceis.” Os filhos de Deus devem ser completamente humildes. Não deve sobrar em nosso coração nenhum espaço para o orgulho. Ser dócil é ser submisso, obediente, flexível, maleável, qualidades não menos necessárias hoje do que no tempo de Paulo.

3. “Sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” Numa época em que somos pressionados a fazer cada vez mais em menos tempo, é difícil ser paciente, mas possível em Cristo. Suportar significa “tolerar”. Isso sugere suportar coisas que não gostamos, tolerar os defeitos dos outros, perdoar. Deus é paciente conosco, devemos, portanto, ser pacientes com nossos irmãos.

4. “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito.” Por fim, Paulo admoesta a fazer não um pouco, mas todo o esforço para conservar a unidade do Espírito.

Sabemos que Jesus nos ama e torce por nós. Em João 17, Ele faz uma oração ao Pai pelos que viriam a ser membros da grande comunidade de crentes que aceitariam o seu chamado: “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em Mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em Mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em Nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. Dei-lhes a glória que Me deste, para que eles sejam um, assim como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que Tu Me enviaste, e os amaste como igualmente Me amaste.” (Jo 17:20-23, NVI) Jesus orou por nossa unidade. Que esforço você está fazendo para conservá-la?

Maria Cristina dos Reis Goulart | Uberlândia, MG

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial